Atletico-MG

Atlético se inspira em glórias recentes para superar dificuldades diante do Cruzeiro

Time alvinegro espera vencer rival mesmo sem as presenças de atletas importantes

Rodrigo Fonseca Rafael Arruda

Levir espera que Galo supere barreiras no domingo
O Atlético se inspira em glórias recentes para superar a perda de jogadores importantes e vencer o Cruzeiro no clássico de domingo, no Mineirão, pela sexta rodada do Campeonato Mineiro. A conquista da Copa do Brasil de 2014 é citada como exemplo pelo técnico Levir Culpi, que vê o time mais forte diante de situações embaraçosas.


“É um bom indício. Quando as coisas estão difíceis para o Atlético, a gente consegue. Diante desse espírito, estamos otimistas, apesar das dificuldades”, declara o treinador.

No ano passado, o Galo esteve duas vezes bem próximo de ser eliminado da Copa do Brasil. Tanto nas quartas quanto nas semifinais, o time alvinegro teve de inverter placares contra Corinthians e Flamengo. Depois de derrotas por 2 a 0 nos jogos de ida, o Atlético venceu os adversários na volta, por 4 a 1. Na decisão, triunfos por 2 a 0 e 1 a 0 sobre o arquirrival Cruzeiro.

Até a Libertadores de 2013 se encaixa na situação. O Galo eliminou o Tijuana nas quartas de final graças a uma defesa de pênalti de Victor aos 47min do segundo tempo e superou Newell's Old Boys e Olimpia no caminho rumo ao troféu.

Nas vésperas de enfrentar o Cruzeiro, o Atlético perdeu o meia Dátolo por lesão e optou por não relacionar Lucas Pratto, recém-recuperado de estiramento muscular. A equipe já estava desfalcada do lateral-direito Marcos Rocha, do lateral-esquerdo Pedro Botelho, do zagueiro Leonardo Silva e dos atacantes Guilherme e Jô.

Confiante no time, Levir ainda diz que uma vitória sobre o clube celeste pode elevar o moral do clube até mesmo para se recuperar na Copa Libertadores e deixar a lanterna do Grupo 1. “Aqui no Brasil somos assim. Uma vitória transforma um time. Uma derrota também. Somos bipolares nesse aspecto”.