Atlético
None

ATLÉTICO

Lateral para escanteio

postado em 30/07/2015 11:00 / atualizado em 30/07/2015 08:37

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
Um dos destaques do Atlético nas 10 primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro, o lateral-direito Patric, de 26 anos, vive rotina bem diferente nos últimos dias. Ele está fora dos planos do técnico Levir Culpi, justamente por ter assinado pré-contrato com o Osmanlispor, da Turquia, e ficará apenas treinando com o grupo até o fim de seu vínculo, em 31 de dezembro. O departamento jurídico do Galo exigiu explicações do jogador e de seu procurador e pai, Reinaldo Lalau, sobre a fotos com a camisa da equipe turca divulgadas antes do término do contrato com o alvinegro.

Os dirigentes atleticanos até cogitaram a possibilidade de entrar com ação na Justiça trabalhista por ato de desrespeito ao clube. Mas, por enquanto, a cúpula vai esperar o pronunciamento do jogador, o que ainda não ocorreu. Nos bastidores, comenta-se que o Osmanlispor, recém-promovido à elite, deverá pagar uma indenização de valor não divulgado para que o lateral seja liberado logo para se apresentar em breve. Outra hipótese seria Patric fazer acordo amigável com o Galo – nesse caso, o clube economizaria no pagamento de salários, Fundo de Garantia, 13º e férias.

Patric está proibido de dar declarações e entrevistas a respeito de sua situação no Atlético. Ele não teria comunicado os dirigentes de que tinha assinado pré-contrato – o diretor de futebol Eduardo Maluf soube do caso por meio de conversas informais com empresários. Em vez de treinar em separado, o lateral tem sido utilizado por Levir para completar as equipes nos treinos táticos ou nos coletivos. Os companheiros conservam a antiga relação de amizade, mas evitam comentários sobre o futuro de Patric.

Mesmo ciente de que perdeu um atleta importante na reta decisiva de primeiro turno do Brasileiro, Levir se mostra compreensivo com a atitude de Patric. Mas também aprova a decisão da diretoria de vetá-lo das partidas: “A abertura de janela tem a possibilidade de tirar muitos jogadores dos clubes. Por exemplo, o Patric exerceu um direito que ele tinha. Seis meses antes, assinou um contrato com o clube da Turquia. É um ótimo profissional e está buscando sua independência financeira. Mas como vou colocá-lo agora no time? Vai jogar concentrado sabendo que atuará em outro clube? Nesse caso, ele não teria cabeça”.

Nesta temporada, o lateral-direito é líder de assistência do Galo no Brasileiro e foi titular enquanto Marcos Rocha esteve no departamento médico. Em 2011, o Atlético pagou cerca de R$ 2,2 milhões ao Benfica por um contrato de quatro anos. Em seguida, ele foi emprestado à Ponte Preta, fazendo parte do grupo que conseguiu o acesso à Série A. Posteriormente, teve passagens por Avaí, Náutico, Coritiba até se destacar no Sport, no Brasileiro do ano passado – balançou as redes sete vezes nos 34 jogos em que atuou.

ATACANTE
O Atlético só volta a campo pelo Brasileiro no domingo, dia 9, contra o Goiás, no Serra Dourada. Até lá, poderá ter o retorno do atacante Luan, que está em fase final de reabilitação de entorse no joelho direito. O jogador ficará em tratamento intensivo nos próximos dias e será novamente examinado na próxima semana. Ele voltou à equipe recentemente, depois de se recuperar de lesão na coxa esquerda. Numa dividida com o goleiro Cássio, na derrota para o Corinthians por 1 a 0, em São Paulo, acabou torcendo o joelho.