Segundo o técnico Levir Culpi, o Atlético pode definir, nesta semana, o impasse envolvendo o lateral. “Temos uma situação a ser resolvida essa semana sobre o Patric”, comentou o treinador, sem dar mais explicações, após a derrota do Atlético para o Grêmio, por 2 a 0, no Mineirão.
A intenção do Atlético é convencer o jogador a renovar com o clube - o pré-contrato já assinado pode ser resolvido juridicamente. O diretor de futebol Eduardo Maluf informou, no mês passado, que o atleta voltaria a jogar apenas se estendesse seu vínculo com o Galo. Apesar de não ser relacionado para os jogos, Patric continua treinando com o restante do elenco. No início do Campeonato Brasileiro, o lateral entrou na vaga do lesionado Marcos Rocha e foi um dos destaques do Galo. Patric ainda é o líder de assistências do Nacional, com seis passes para gols. Ele também balançou as redes uma vez, no empate do Galo contra o Palmeiras.
A última partida do lateral pelo Atlético foi contra o Coritiba, pela 10ª rodada do Brasileirão, no dia 1º de julho. Patric deu os dois passes para os gols de Thiago Ribeiro, na vitória alvinegra por 2 a 0. Em 2011, o Atlético pagou cerca de R$ 2,2 milhões ao Benfica pelos direitos do lateral.