Atletico-MG

Atlético tenta esquecer arbitragem, reagir contra desesperado Vasco e seguir caça ao líder

Galo enfrenta os cariocas neste sábado no Maracanã, pela 23ª rodada do Brasileiro

Rodrigo Fonseca

Em busca da vitória, técnico Levir Culpi quer time atleticano focado apenas no jogo contra o Vasco

Deixar polêmicas com arbitragem de lado e concentrar no jogo. Esse é o roteiro que o Atlético deve seguir neste sábado, quando enfrenta o Vasco, às 19h30, no Maracanã, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Vice-líder, o Galo tenta reagir na competição e seguir na caça ao Corinthians. Já os cariocas estão na lanterna.


Na rodada passada, o Atlético perdeu em casa para o xará paranaense, por 1 a 0, em jogo cheio de polêmicas. “O maior problema é tirar esse foco da arbitragem e concentrar o time no jogo. Quero que o time tenha uma produção independentemente dos árbitros”, disse o técnico Levir Culpi, que vê o campeonato “manchado” pela arbitragem.

Os jogadores garantem ter entendido o recado: “Um atleta profissional tem de ter equilíbrio. O que aconteceu não precisa ficar remoendo. Torcedor, diretoria podem continuar reivindicando. Nós temos de ficar focados até porque o próximo árbitro não tem a ver com o último jogo”, disse o zagueiro Edcarlos.

Pela frente, o Atlético terá um adversário desesperado no Brasileirão. Na última colocação, o Vasco soma apenas 13 pontos. As chances de rebaixamento, segundo matemáticos, são de 98%. O time tem apenas oito gols marcados em 22 jogos. Sofreu 41. A equipe não vence há oito jogos - vem de cinco derrotas. Na rodada passada, levou de 6 a 0 do Internacional.

Questionado sobre como explorar a situação do Vasco, Levir Culpi disse: “Vai depender do equilíbrio emocional. A gente não sabe o que acontece, não se sabe se vai fazer gol com um minuto ou levar o gol. Muda a parte emocional. Tirar proveito é jogar o que sabemos jogar. Não há como fazer um plano. Queremos jogar com consistência e buscar a vitória.”

Para encarar o Vasco, o Galo tem o desfalque de quatro titulares: o lateral-direito Marcos Rocha, o zagueiro Jemerson e o atacante Luan, suspensos, e o lateral-esquerdo Douglas Santos, que está na Seleção Brasileira. Outros quatro reservas também estão fora: o atacante Carlos e o volante Eduardo (Seleção Olímpica), o lateral-esquerdo Mansur (lesionado) e o goleiro Giovanni (gripado).

Para Edcarlos, que vai substituir Jemerson, a vantagem de sete pontos aberta pelo Corinthians ainda pode ser revertida: “Cada partida é uma história. O Corinthians terá confrontos diretos, jogos difíceis. Sete pontos é uma vantagem boa, mas sabemos que temos condições de tirar. Nosso elenco é forte. Não adianta desesperar, trazer outro tipo de preocupação para o grupo. Estamos focados no jogo contra o Vasco.”

VASCO X ATLÉTICO

Vasco
Jordi; Bruno Ferreira, Luan, Rodrigo e Christianno; Diguinho, Lucas, Julio dos Santos e Nenê; Jorge Henrique e Leandrão
Técnico: Jorginho

Atlético
Victor; Patric, Leonardo Silva, Edcarlos e Pedro Botelho; Leandro Donizete, Rafael Carioca, Dátolo e Giovanni Augusto; Thiago Ribeiro e Lucas Pratto.
Técnico: Levir Culpi

Motivo: 23ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Maracanã
Data e hora: sábado, 5 de setembro, às 19h30

Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Assistentes: Evandro Gomes Ferreira (GO) e Jesmar Benedito Miranda de Paula (GO)