Atletico-MG

Artilheiro e garçom: saiba quem é o jogador mais decisivo do Atlético no Campeonato Brasileiro

Com gols e assistências, Lucas Pratto participou diretamente de 15 gols do time

Rodrigo Fonseca

Lucas Pratto, no centro, é o jogador com mais participações diretas nos gols do Atlético no Brasileiro

Dos 51 gols do Atlético no Campeonato Brasileiro, 15 foram concluídos com participação direta de Lucas Pratto. Ou seja, 29% dos tentos alvinegros passam pelo atacante. Os números colocam o argentino como o jogador mais decisivo do Galo no Brasileirão.


Ele é o artilheiro do time. Foram 11 gols. Na corrida pela artilharia do campeonato, Lucas Pratto perde apenas para Ricardo Oliveira, do Santos, que tem 17 gols, e Jadson, do Corinthians, autor de 12.

Curiosamente, toda vez que Pratto balançou as redes, o Atlético venceu. Foi assim contra Avaí (4 a 1 - marcou um gol), Flamengo (2 a 0 - um gol), Sport (2 a 1 - um gol), Figueirense (1 a 0 - um gol), São Paulo (3 a 1 - três gols), Palmeiras (2 a 1 - dois gols), Vasco (2 a 1 - um gol) e Coritiba (3 a 0 - um gol). Outra curiosidade é que os três últimos tentos anotados pelo argentino foram de pênalti.

Lucas Pratto: 11 gols e 4 passes decisivos
Entre as penalidades convertidas contra Vasco e Coritiba, Lucas Pratto viveu seu maior jejum no Atlético: cinco partidas. Ainda assim foi decisivo como garçom. No empate por 2 a 2 com o Joinville, o atacante deu assistência para Luan. No triunfo sobre o Coritiba, antes de marcar de pênalti, o “Urso” deu passes para o gol contra de Leandro Silva e para o tento de Giovanni Augusto.

O argentino ainda tem mais uma assistência no campeonato. Na vitória por 3 a 0 sobre o Vasco, ele cruzou para Dátolo marcar.

As estatísticas mostram que Lucas Pratto criou 34 oportunidades de gol, que não foram aproveitadas pelos companheiros. Nesse quesito, ele só é superado por Giovanni Augusto, que armou 63 lances de ataque, não convertidos. Nas finalizações, ele é imbatível entre todos os jogadores do Campeonato Brasileiro. São 87 conclusões de jogadas, sendo que 43 foram na direção do gol.

Acostumado a marcar Pratto nos treinamentos, o zagueiro reserva Edcarlos analisa as características do argentino:

“Primeiramente, é um cara, na linguagem do futebol, é um atacante chato, porque ele procura os espaços vazios e nem se acomoda. Se estiver bem marcado, ele procura sair nos espaços vazios deixados pelo adversários para confundir. Isso é importante para a entrada dos meias. Ele sente o momento em que a bola não chega, que os meias estão marcados. Não posso falar tudo, daqui a pouco passo para o outro para o bandido. Mas é um cara experiente, inteligente e estamos felizes porque ele está aqui”, diz.

Jogadores do Galo com mais participações diretas em gols

Lucas Pratto: 15
Giovanni Augusto: 11
Dátolo: 9
Luan: 8
Thiago Ribeiro: 7