Atletico-MG

O melhor entre os forasteiros

Se vencer o Corinthians na briga pelo título está difícil, Galo pelo menos pode superar alvinegro paulista na campanha como visitante. A diferença é de dois pontos

Eugênio Moreira

Na próxima quinta-feira, o Galo visita o São Paulo, no Morumbi, e o Corinthians pega o Vasco, em São Januário
Se a conquista do título brasileiro está praticamente impossível, já que a vantagem do Corinthians é de 11 pontos, a quatro rodadas do fim, o Atlético pode ultrapassar a equipe paulista como o melhor visitante deste Campeonato Brasileiro. No momento, o time do Parque São Jorge conquistou dois pontos a mais que o Galo nos jogos longe de seus domínios, e cada equipe ainda fará duas partidas na casa do adversário, coincidentemente nas mesmas rodadas.




Na próxima quinta-feira, pela 35ª rodada, o Atlético visita o São Paulo, no Morumbi, enquanto o Corinthians joga contra o Vasco, em São Januário – nesse dia, o título pode ser definido matematicamente, com um tropeço do Galo ou vitória do time paulista no Rio. Na penúltima rodada, o alvinegro mineiro enfrenta o Grêmio, em Porto Alegre, e os paulistas encaram o Sport, no Recife.

De qualquer forma, a atual campanha da equipe de Levir Culpi como visitante é a melhor do clube na era dos pontos corridos do Brasileiro. A melhor pontuação, até então, havia sido em 2012, quando a equipe terminou na segunda colocação. Foram 25 pontos, mas, curiosamente, justamente os tropeços fora de casa impediram que a equipe chegasse ao título.

Apesar de não admitir que o título esteja definido, o argentino Dátolo reconhece que o objetivo principal da equipe, nas últimas quatro rodadas, é confirmar o segundo lugar, a começar com uma vitória sobre o São Paulo, dia 19. “É óbvio que o campeonato ainda não acabou, pode acontecer muita coisa, mas estamos conscientes de que é muito difícil. Vamos tentar vencer o São Paulo. O Atlético tem que tentar a vitória em qualquer campo”, afirma.

TREINADOR

No jogo contra o Galo, o tricolor paulista será dirigido por Milton Cruz, que assumiu após a demissão de Doriva. Para Dátolo, essa mudança não altera nada para o Atlético: “O São Paulo é sempre difícil, tem grandes jogadores. Temos de ir lá pensando que vai ser o mesmo jogo difícil como foi contra o Figueirense. Complicadíssimo. Eles estão brigando pelo G4, e nós, pela segunda colocação. Vai ser muito bom esse jogo”.

O argentino confessa que a semana passada foi muito difícil para os jogadores, por causa da derrota para o Corinthians, mas ressalta que o ambiente já melhorou com a vitória em Florianópolis: “A gente sofreu uma derrota muito feia, com sabor amargo. Durante a semana, a gente trabalhou com tristeza por ter perdido aquele jogo. Mas temos jogadores com muita experiência, grandes profissionais, que nos levantaram e, no domingo, deu para ver isso”.

NA CASA DOS OUTROS
1º) Corinthians

17 jogos – 8 vitórias, 6 empates e 3 derrotas
30 pontos (58,82% de aproveitamento)
29 gols a favor e 17 gols contra
Jogos restantes: Vasco, dia 19/11, São Januário; Sport, 29/11, Ilha do Retiro


2º) Atlético
17 jogos – 8 vitórias, 4 empates e 5 derrotas
28 pontos (54,9% de aproveitamento)
26 gols a favor e 21 contra
Jogos restantes: São Paulo, 19/11/ Morumbi; Grêmio, 29/11, Arena Grêmio