O Atlético lançou seu uniforme para a temporada 2016 na última segunda-feira, em desfile realizado na casa de festas Illustríssimo, em Belo Horizonte. Além da aparência do fardamento confeccionado pela Dryworld, um fator em especial no evento chamou a atenção dos torcedores: a representação da figura feminina. Nas redes sociais, surgiram enxurradas de críticas que não viram com bons olhos os trajes curtos utilizados pelas modelos do Galo.
A polêmica reacende uma discussão antiga no que se refere ao papel das mulheres no mundo da bola. Usuários do Twitter descreveram o desfile como "sexista" e "machista ao extremo". Houve até quem convocasse a torcida do Galo para protestar em relação ao episódio: "Te cuida seus machistas, a Massa Atleticana vai ser toda feminista!", escreveu a usuária @LuanaRamos.
O descontentamento também refletiu em comunicados divulgados por torcidas organizadas. A Galo Marx, facção com diretrizes socialistas, aproveitou a oportunidade para demonstrar seu total repúdio ao papel relegado às mulheres durante o desfile.
“A representação da torcida feminina atleticana ficou limitada a modelos desfilando de lingerie e biquíni, enroladas em bandeiras ou, no máximo, vestidas com minúsculos shorts e camisas que sequer encontramos em tamanhos e modelos diversos, tal o descaso do clube com a parte feminina da torcida. As modelos femininas estavam presentes, aparentemente, apenas para o prazer masculino”, ressaltou a organizada em nota de repúdio que pode ser conferida na íntegra neste link.
As torcedoras do Blog Camikaze também não pouparam críticas ao evento e lamentaram “profundamente a forma como as modelos, mulheres como nós, e crianças, foram desnecessariamente expostas em uma ação que teve caráter sexual, ainda que com o triste consentimento das mesmas”.
Outra polêmica
Além da polêmica da exploração da sensualidade das modelos na apresentação do novo uniforme, uma nova bomba coloca as mulheres em choque com a Dryworld. Em vários posts, mulheres que já tiveram acesso a camisas promocionais da fornecedora mostram estranhamento em relação às instruções de lavagem das camisas. Isso porque, logo acima dos universais ícones de instrução de lavagem, as peças estampam a polêmica frase "GIVE IT TO YOUR WIFE" (entregue para a sua mulher).
Confira abaixo a repercussão dos usuários de redes sociais ao desfile de lançamento do uniforme do Galo:
Minha opinião: A @ElenCAM soltar uma reportagem contra o @atletico e em nome de TODAS as mulheres, sobre o desfile de ontem... DESNECESSÁRIO
— Pedro Almeida (@contato_almeida) 16 fevereiro 2016
@atletico aqui é galo até morrer, mas lamentável o desfile ser tão sexista.
— Marcelo Prates (@Marcelops97) 16 fevereiro 2016
@TiagoDomingos desfile do novo uniforme do Atlético foi machista ao extremo. Modelos seminuas, de biquíni, enroladas em bandeiras.
— Marília Dutra (@Dutra_Marilia) 15 fevereiro 2016
@atletico @Robinho olá espero que vcs estejam atentos à enxurrada de crítica a coisa ridícula que foi o desfile das mulheres.
— irmã nariana (@marianapires) 15 fevereiro 2016
MANO ATÉ A XUXA NO REVEILLON DE 1983 DO ATLÉTICO SE ASSISTISSE ESSE DESFILE FICARIA CONSTERNADA COM TAMANHA OBJETIFICAÇÃO
— estrangelo (@angelaodamassa) 15 fevereiro 2016
Sobre o uniforme do galo e o machismo no futebol: é tanta coisa errada na ideia, na apresentação e nos comentários que nem sei como começar
— Kelson Douglas (@kelsondouglas) 16 fevereiro 2016
Te cuida seus machista, a Massa Atleticana vai ser toda feminista!
— Luarita (@LuaraRamos) 16 fevereiro 2016