Atlético
None

ATLÉTICO

Segmentos da torcida do Galo reclamam de 'machismo' e 'objetificação feminina' durante lançamento de uniforme para temporada'2016

Descontentamento refletiu em comunicados divulgados por torcidas organizadas

postado em 16/02/2016 10:00 / atualizado em 16/02/2016 16:02

Bruno Cantini/Atlético

O Atlético lançou seu uniforme para a temporada 2016 na última segunda-feira, em desfile realizado na casa de festas Illustríssimo, em Belo Horizonte. Além da aparência do fardamento confeccionado pela Dryworld, um fator em especial no evento chamou a atenção dos torcedores: a representação da figura feminina. Nas redes sociais, surgiram enxurradas de críticas que não viram com bons olhos os trajes curtos utilizados pelas modelos do Galo.

A polêmica reacende uma discussão antiga no que se refere ao papel das mulheres no mundo da bola. Usuários do Twitter descreveram o desfile como "sexista" e "machista ao extremo". Houve até quem convocasse a torcida do Galo para protestar em relação ao episódio: "Te cuida seus machistas, a Massa Atleticana vai ser toda feminista!", escreveu a usuária @LuanaRamos.

O descontentamento também refletiu em comunicados divulgados por torcidas organizadas. A Galo Marx, facção com diretrizes socialistas, aproveitou a oportunidade para demonstrar seu total repúdio ao papel relegado às mulheres durante o desfile.

“A representação da torcida feminina atleticana ficou limitada a modelos desfilando de lingerie e biquíni, enroladas em bandeiras ou, no máximo, vestidas com minúsculos shorts e camisas que sequer encontramos em tamanhos e modelos diversos, tal o descaso do clube com a parte feminina da torcida. As modelos femininas estavam presentes, aparentemente, apenas para o prazer masculino”, ressaltou a organizada em nota de repúdio que pode ser conferida na íntegra neste link.

As torcedoras do Blog Camikaze também não pouparam críticas ao evento e lamentaram “profundamente a forma como as modelos, mulheres como nós, e crianças, foram desnecessariamente expostas em uma ação que teve caráter sexual, ainda que com o triste consentimento das mesmas”.

Outra polêmica


Além da polêmica da exploração da sensualidade das modelos na apresentação do novo uniforme, uma nova bomba coloca as mulheres em choque com a Dryworld. Em vários posts, mulheres que já tiveram acesso a camisas promocionais da fornecedora mostram estranhamento em relação às instruções de lavagem das camisas. Isso porque, logo acima dos universais ícones de instrução de lavagem, as peças estampam a polêmica frase "GIVE IT TO YOUR WIFE" (entregue para a sua mulher).



Confira abaixo a repercussão dos usuários de redes sociais ao desfile de lançamento do uniforme do Galo:








Tags: futnacional desfile machismo torcida galo atlético