Superesportes

ATLÉTICO

Time com três volantes dá mais segurança e vira opção para jogar fora de casa, avaliam atleticanos

Estratégia foi utilizada contra o Racing e defesa levou poucos sustos na Argentina

Túlio Kaizer
Douglas Santos gostou da formação defensiva do Atlético e acredita que sistema será adotado fora de casa - Foto: Bruno Cantini/Atlético

A formação do Atlético com Leandro Donizete, Rafael Carioca e Júnior Urso no time titular vem sendo utilizada há alguns jogos no GaloNo entanto, no empate contra o Racing nessa quarta-feira, o técnico Diego Aguirre fez uma mudança tática fundamental para que a equipe tivesse mais força de marcação e não deixasse os donos da casa criarem chances de chegar ao gol de VictorEm Avellaneda, o uruguaio optou por recuar Urso, que vinha atuando pelo lado direito do ataque, ocupando a posição de Luan.

A opção de Aguirre deu certoNa avaliação do técnico atleticano, a formação trouxe mais equilíbrio para a equipe e fez com que ela não levasse gols, que é importante em um mata-mata de Copa Libertadores.

“Temos um time mais calculistaMais segurança, que não tem tanto jogo ofensivo, mas tem mais equilíbrio, que faz com que a gente não leve golsFutebol tem que ganhar e classificarTemos que tentar fazer golsMas não levar é muito importante”.

Aguirre repetiu a escalação do Atlético pela primeira vez na temporadaMas, contra o Racing, a formação foi diferente da vitória contra a URT, já que na ocasião Júnior Urso atuou mais pela direita, com Robinho pela esquerda e Dátolo pelo meioJogar dessa nova forma foi uma excelente opção para partidas fora de casa, como avalia o lateral Douglas Santos.

“É importante a consistência defensiva na Libertadores, ainda mais fora de casaVocê tem que suportar a primeira pressão, aqueles 15 minutos
Suportamos, jogamos e criamos chancesCom três volantes é muito bom e creio que ele (Aguirre) vai manter essa formação”.

Douglas não quis se comprometer ao dizer que o sistema é o ideal de jogo para o Atlético de Aguirre, mas acredita que a formação será utilizada várias vezes nesta temporada.

“Não posso falar que é a ideal, mas é uma opção muito boa para a gente jogar fora de casaA gente soube jogar assim e creio que muitas vezes vamos jogar com essa formação”, concluiu.