Atlético
None

ATLÉTICO

Caminho alvinegro em busca do título brasileiro: os duelos que restam para o Atlético

Galo vai encarar as 10 rodadas finais com a árdua pressão de não cometer erros

postado em 04/10/2016 11:00 / atualizado em 04/10/2016 11:20

BRUNO CANTINI / ATLÉTICO
Na briga pelo título com Palmeiras e Flamengo, o Atlético vai encarar as 10 rodadas finais do Campeonato Brasileiro com a árdua pressão de não cometer erros e buscar o máximo de pontos para tentar chegar à liderança. Depois da vitória sobre a Ponte Preta por 2 a 1, em Campinas, que reacendeu as esperanças de título, o caminho alvinegro na reta final prevê os confrontos diretos em casa diante de paulistas e cariocas, além de adversários mais complicados longe de Minas, como Corinthians, Botafogo e Chapecoense. Para isso, o técnico Marcelo Oliveira tem como estratégia estabelecer pequenas metas a cada quatro rodadas.

A partida de amanhã contra o Corinthians, no Itaquerão, é tida como uma das mais difíceis nesta trajetória em busca do título, que não vem desde 1971. Nas três vezes em que jogou no estádio, o Galo foi derrotado três vezes. Além disso, os mineiros terão sete desfalques: cinco jogadores que disputam as Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo'2018 pelas seleções nacionais – Rafael Carioca (Brasil), Erazo e Cazares (Equador), Lucas Pratto (Argentina) e Otero (Venezuela); Júnior Urso, suspenso; e Maicosuel, machucado.

De acordo com Marcelo Oliveira, a equipe tem de estar com a confiança elevada para que os resultados em campo possam aparecer com frequência: “Não existe neste momento motivação mais positiva do que disputar o título. É uma motivação natural, além do fato de os atletas atuarem numa grande equipe. As partidas lá são sempre difíceis. Uma coisa é certa, temos que estar com o espírito melhor para buscar os resultados. Vai acontecer muita coisa ainda, certamente”.

Dos cinco próximos jogos, três serão em Belo Horizonte, contra América, Figueirense e Flamengo. E a matemática da equipe prevê ao menos 12 desses 15 pontos disputados. E, nas cinco rodadas finais, o grupo terá de se superar para buscar o maior aproveitamento possível, já que três compromissos serão na casa do adversário – Coritiba, Santa Cruz e Chapecoense.

O treinador acredita que o grupo ficará mais completo depois do jogo contra o Corinthians, o que pode trazer mais qualidade nas atuações da equipe: “Ainda não temos um time completamente entrosado por várias razões: contusões, suspensões, há pouco tempo não tínhamos um armador. Embora seja essa época do ano, ainda temos dificuldade. Temos de estar concentrados para que possamos vencer os jogos”.

EQUILÍBRIO
Para ganhar o Brasileiro, o planejamento do Atlético também passa pela retomada do equilíbrio. No Brasileiro, o time alvinegro fez 46 gols, mas levou 37, com média superior a um por jogo – tem a pior defesa entre os nove primeiros colocados. E, em vários jogos, a equipe teve queda de produção no segundo tempo, como nas derrotas para o Fluminense (4 a 2), no empate no clássico com o Cruzeiro (1 a 1) e até mesmo no último fim de semana, contra a Ponte.

“A gente vem tentando buscar esse equilíbrio. Temos atacantes de alto nível, que têm a tendência de atacar mais do que marcar. Isso nos leva a fazer muitos gols, mas a levar muitos também. Estamos buscando esse equilíbrio. Mas são jogadores decisivos. Tomara que eles possam estar inspirados nesses últimos jogos para nos ajudar”, avalia o lateral-esquerdo Fábio Santos.

RETA FINAL

Quarta: Corinthians, no Itaquerão
Com os vários desfalques do Galo, será um dos jogos mais difíceis. O empate seria lucro

13/10: América, no Mineirão
Diante de um time que luta para não cair, Galo tem mais do que a obrigação de levar três pontos

16/10: Botafogo, no Luso Brasileiro
Duelo cujo resultado é imprevisível, já que o time carioca vive boa fase. Esforço será por vitória, mas igualdade não seria ruim

23/10: Figueirense, no Independência
Em casa, não se pode desperdiçar pontos contra equipes de baixo

29/10: Flamengo, no Independência
Jogo-chave para avançar na tabela. Obrigação de vencer um concorrente direto ao título. Imprevisível

6/11: Coritiba, no Couto Pereira
Apesar de ser um jogo complicado e fora de casa, vitória  no campo do adversário é essencial para quem quer ser campeão

16/11: Palmeiras, no Independência
Outro jogo-chave para as pretensões do Atlético em conquistar o título. Tem que vencer

20/11: Santa Cruz, no Arruda
Diante de um possível rebaixado, as circunstâncias para uma vitória  são grandes

27/11: São Paulo, no Independência
Vai enfrentar um gigante sem pretensões no Brasileiro e tem  de vencer a qualquer custo

4/12: Chapecoense, na Arena Condá
Galo jamais venceu em Chapecó e precisa estar bem na pontuação para não depender de vitória no Sul

Tags: finais rodadas brasileiro seriea galo atleticomg