Superesportes

BRASILEIRÃO

Atlético completa 45 anos sem Campeonato Brasileiro, um dos maiores jejuns do mundo

Seca do Galo no Brasileirão é a maior entre os times tradicionais do país

Thiago Madureira Soraia Piva
Dario, o Dadá Maravilha, marcou o gol do título em vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo no Maracanã - Foto: O Cruzeiro/EM/D.A Press - 19/12/1971

Técnico Telè Santana com a taça de campeão - Foto: O Cruzeiro/EM/D.A Press - 19/12/1971 Sem chances de vencer o Campeonato Brasileiro nesta temporada, o Atlético vai completar 45 anos sem o maior título do futebol brasileiroO jejum é o maior dos grandes clubes do país e um dos maiores do mundo.

É bem verdade que o Galo mudou nesta última década, quando venceu grandes títulos como a Copa Libertadores (2013), a Recopa (2014) e a Copa do Brasil (2014)O time mineiro ainda disputa a final da Copa do Brasil contra o Grêmio e pode encerrar 2016 com um grande título.

Mas o jejum no Campeonato Brasileiro ainda incomoda muito a torcidaO último título ocorreu 19 de dezembro de 1971O time era dirigido por Telê Santana e tinha em campo Renato, Humberto Ramos, Dario, Vantuir, Oldair, Ronaldo, Lola e Tião, dentre outros.

Das grandes equipes do país, o Internacional também mantém uma seca enorme: 37 anosA última vez do Colorado foi em 1979, quando o time foi campeão invictoBotafogo (1995) e Grêmio (1996) são outros que 'esqueceram' o gostinho do Brasileirão.

Time do Atlético em carro aberto na chegada a Belo Horizonte depois do título conquistado no Rio - Foto: O Cruzeiro/EM/D.A Press
Ligas tradicionais

O jejum do Galo é um dos maiores do mundoNa Argentina, nenhum dos considerados grandes está tanto tempo sem vencerO último foi o Independiente de Avellaneda, em 2003.

Na Inglaterra, o Tottenham, um dos grandes da capital Londres, mantém uma espera ainda maior que o AlvinegroA última vez dos Spurs ocorreu em 1960/61.

Por causa da força de Real Madrid e Barcelona, clubes como Betis e Sevilla não levantam o maior torneio da Espanha há 81 e 70 anos, respectivamente.

Outras equipes tradicionais na Itália e na Alemanha também estão em longa secaNa ‘Bota’, a Fiorentina não vence desde 1968/69
Já no país germânico, o Schalke 04 levantou a última taça em 1957/58.