Superesportes

ATLÉTICO

Emoção, silêncio, choro e homenagens à Chape marcam a decisão entre Grêmio e Atlético

Final da Copa do Brasil marca a volta do futebol brasileiro após tragédia aérea

Rodrigo Fonseca

Rodrigo Fonseca
Enviado especial a Porto Alegre

O comovente minuto de silêncio na Arena do Grêmio emocionou a todos
Ao som de um toque militar, o respeito foi absolutoFoi a primeira partida de futebol em solo brasileiro após o desastre com a delegação da Chapecoense, na madrugada do dia 29 passado, quando o avião da delegação caiu próximo a Medellín, onde a equipe disputaria a final da Copa Sul-AmericanaA decisão da Copa do Brasil entre Atlético e Grêmio foi mais um momento de homenagens e emoção aos heróis da Chape.

Antes de a bola rolar para a finalíssima, a Arena do Grêmio foi palco de um belo tributo a jogadores, dirigentes e funcionários da Chapecoense, além de jornalistas e tripulantes vítimas da tragédia.

Torcedores tricolores e atleticanos levaram referências ao time de Chapecó: camisas, bandeiras ou um simples laço preto na roupa.

Já no gramado, a cerimônia da decisão da Copa do Brasil começou com a entrada das bandeiras de Grêmio e Atlético, seguidas das de Brasil e Colômbia - local da queda do aviãoPor fim, entrou a bandeira da Chapecoense, sob aplausos.

Nos uniformes dos dois times e na bola do jogo, o emblema da Chape na cor pretaO trio de arbitragem vestiu verde, as cores do clube catarinense"Vamos, vamos, Chape", gritaram os torcedores.

No minuto de silêncio, jogadores, árbitros e representantes da imprensa abraçados no grande círculoTorcedores e atletas, como o goleiro Victor, não contiveram a emoção e foram às lágrimas na ArenaQuando o telão exibiu o vídeo com a comemoração da Chapecoense pela vaga na final da Copa Sul-Americana, o silêncio foi quebrado com aplausosA bela homenagem terminou com duas mensagens no telão: "Saudades eternas" e "Força, Chape".