Superesportes

CAMPEONATO BRASILEIRO

Atlético pressiona Botafogo, mas empata no Horto e perde chance de encostar no G7

Galo desperdiça boas oportunidades em confronto direto com time carioca

José Cândido Junior
Robinho teve boa participação nas jogadas do Atlético, mas Botafogo mostrou solidez defensiva - Foto: Leandro Couri/EM/D.A Press
O Atlético insistiu, lutou, mas não saiu de empate sem gols com Botafogo, neste domingo, no Independência, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time de Oswaldo Oliveira criou as principais chances do jogo e pressionou até o último segundo. No entanto, os cariocas tiveram sucesso na proposta defensiva e somaram importante ponto em confronto direto com o Galo pela classificação à Copa Libertadores da América.

Com o resultado, o Atlético segue na 10ª colocação do Brasileiro, com 42 pontos. O Alvinegro está a cinco pontos do Flamengo, equipe que fecha o G7. Já o Botafogo sobe para o quinto lugar da tabela, com 48 pontos.

Na rodada seguinte, o Atlético visita o Santos na Vila Belmiro, no próximo sábado, às 17h. No mesmo dia, o Botafogo tem clássico contra o Fluminense, às 19h, no Engenhão.


Domínio atleticano na primeira etapa


Logo aos 4 minutos de jogo, o Atlético teve boa chance de abrir o placar. Após boa troca de passes na intermediária, Otero ficou com a bola, cortou para dentro da área e bateu forte, rasteiro. O goleiro Gatito Fernandez defendeu com o pé, e o rebote sobrou para o próprio venezuelano.
Apesar do gol aberto, ele mandou para fora. O Galo manteve as investidas, enquanto o adversário reforçava a marcação à espera dos contra-ataques.

Pelo lado do Atlético, Otero e Robinho arriscavam as principais jogadas. Aos 31min, o camisa 7 atleticano arrancou em velocidade, invadiu a área e finalizou cruzado, para a defesa firme de Gatito. Pouco depois, o atacante apareceu novamente, acionando Fábio Santos, na ponta esquerda. O lateral descolou o cruzamento, mas Valdívia, na pequena área, cabeceou em cima do goleiro. 


Pressão e mais chances perdidas

Na volta para o segundo tempo, o técnico Oswaldo de Oliveira sacou Valdívia e colocou Cazares no Atlético. Com a entrada no equatoriano, o Galo ficou mais ágil e sufocou o Botafogo, completamente preso na marcação e sem efetividade ofensiva. Aos 5min, a oportunidade caiu nos pés de Fábio Santos, após bela inversão de bola de Marcos Rocha. A conclusão do lateral-esquerdo, porém, ficou fácil para a defesa de Gatito. Aos 10min, outra chance do time mineiro: Cazares recebeu de Robinho, mas mandou para fora.

A pressão do Atlético prosseguiu, e Otero voltou a ameaçar Gatito. O meia venezuelano pegou sobre de bola na entrada da área e bateu com estilo. A bola passou à direta do gol. Retraído durante grande parte do jogo, o Botafogo apareceu com bastante perigo aos 29 minutos. Arnaldo avançou pela ponta direita e cruzou para Pimpão, que lançou Guilherme.
O atacante dribla o zagueiro, ficou cara a cara com Victor e soltou uma bomba. Na primeira bola difícil do jogo, o goleiro atleticano fez ótima defesa à queima-roupa.

Os minutos finais deram ainda mais emoção aos torcedores. Aos 38min, Rafael Moura, que acabara de entrar em campo na vaga de Otero, recebeu passe na intermediária, cortou a finalizou rasteiro. A bola explodiu na trave direita de Gatito. Na sequência, o centroavante teve uma oportunidade mais clara para balançar a rede. O ‘He-Man’ recebeu cruzamento na área e tocou de cabeça, mas mandou rente à trave esquerda.

Aos 44 minutos, os jogadores do Atlético pediram pênalti após um possível toque de braço de Igor Rabello dentro da área.  O árbitro Sandro Meira Ricci mandou o jogo seguir. Clayton ainda substituiu o cansado Robinho no Galo. Apesar do abafa e dos cruzamentos nos instantes finais, o time mineiro não conseguiu superar a defesa do Botafogo: 0 a 0, no Horto.

ATLÉTICO 0 X 0 BOTAFOGO


ATLÉTICO: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Adilson, Elias, Valdívia (Cazares), Otero (Rafael Moura); Robinho (Clayton) e Fred. Técnico: Oswaldo de Oliveira

BOTAFOGO: Gatito Fernandéz; Arnaldo, Joel Carli, Igor Rabello e Victor Luis (Guilherme); Matheus Fernandes, Bruno Silva, Gilson, João Paulo; Brenner (Vinícius Tanque) e Rodrigo Pimpão (Dudu Cearense). Técnico: Jair Ventura.

Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 29 de outubro de 2017 (Domingo)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (Fifa-SC)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP)

Cartões amarelos: Botafogo: João Paulo e Joel Carli; Atlético: Elias.