Superesportes

ATLÉTICO

Oswaldo estabelece meta de pontos para Galo chegar à Copa Libertadores

Treinador se mostrou otimista quanto ao desempenho do time

Redação
Oswaldo de Oliveira conversa com o atacante Fred; jogadores receberam incentivo do treinador - Foto: Bruno Cantini/Atlético
O discurso no Atlético ainda é de otimismo. Na briga por uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores, o time alvinegro tem três rodadas pela frente para subir na tabela do Campeonato Brasileiro. E o técnico Oswaldo de Oliveira já definiu a meta: ter aproveitamento perfeito contra Coritiba, Corinthians e Grêmio.



“Continuo otimista. São nove pontos a serem jogados. Nós podemos chegar a 56 pontos. Os outros times também vão jogar. Não é impossível vencermos três jogos e os adversários largarem ponto pelo caminho”, disse o treinador após o empate por 1 a 1 contra o Vasco, pela 35ª rodada da competição.



Com o resultado, o Atlético subiu para a nona posição e chegou aos 47 pontos - três a menos que o Flamengo, o primeiro time do G7. A equipe carioca ainda joga na rodada.

O Atlético pode perder duas posições nesta quinta-feira.
Para isso acontecer, é preciso que o Bahia não perca para o Santos e que a Chapecoense derrote o Vitória e, de quebra, tire quatro gols de saldo de diferença.



Oswaldo de Oliveira, entretanto, prefere prestar atenção na situação do Atlético. De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o time alvinegro tem 85% de chances de conquistar uma vaga para a Libertadores se chegar aos 56 pontos desejados pelo treinador. Por isso, o foco é total na recuperação dos jogadores para a partida contra o Coritiba.

“Isso (as viagens) castiga muito, não só no aspecto físico, mas no aspecto mental também. Nós vamos procurar fazer uma recuperação de muito bom nível para domingo nós tentarmos vencer a partida. Se nós vencermos domingo, com uma semana para trabalhar (até a partida contra o Corinthians), acho que nós podemos aspirar bastante ainda essa classificação”, analisou o treinador.



Adversários

Para alcançar a meta estabelecida por Oswaldo, o Atlético precisa de uma sequência que não conseguiu neste Campeonato Brasileiro. Em 35 rodadas disputadas, a equipe não venceu três partidas consecutivas.

O primeiro adversário é o Coritiba. Ainda ameaçado de rebaixamento, o time do técnico Marcelo Oliveira vive um bom momento na competição. A partida será neste domingo, às 19h (de Brasília), no Independência.

Na sequência, o Atlético encara dois rivais que podem não estar totalmente focados no Campeonato Brasileiro. No dia 26 de novembro, o adversário é o campeão Corinthians, em Itaquera. Será o jogo em que a taça será entregue. Na última rodada, o Galo recebe o Grêmio, em 3 de dezembro. A equipe gaúcha terá decidido a Libertadores quatro dias antes.
.