Atlético
None

ATLÉTICO

Oswaldo diz que torce por Grêmio e Flamengo não apenas para garantir o Atlético na Libertadores

Vaga na competição internacional pode ser facilitada caso clubes brasileiros vençam torneios sul-americanos nas próximas semanas

postado em 21/11/2017 14:26

Bruno Cantini/Atlético
Não é apenas pelo Atlético. O técnico Oswaldo de Oliveira até admitiu torcer por Grêmio e Flamengo nas competições continentais para facilitar a vida do Galo na busca por uma vaga na Copa Libertadores via Campeonato Brasileiro. O motivo, entretanto, não é apenas o surgimento de eventuais G8 e G9 na Série A - o que aumentaria as chances de o clube mineiro disputar o principal torneio das Américas em 2018.

De acordo com Oswaldo de Oliveira, títulos de Grêmio na Libertadores e Flamengo na Sul-Americana significariam um passo importante para o futebol brasileiro no cenário internacional.

“Não é só por isso (aumentar as chances do Atlético no Brasileiro). (É também) Porque são dois clubes brasileiros. Precisamos resgatar novamente a Libertadores. Já tem um tempo, desde o Atlético (que conquistou o título em 2013), que a gente não chega. Nós precisamos desse resgate. E na Sul-Americana também. Para mostrar que o Brasil tem realmente o futebol mais forte do nosso continente. Não é só buscando a nossa classificação, mas é pela autonomia do nosso futebol. Acho que é muito importante que Grêmio e Flamengo vençam essas competições”, disse o treinador após a vitória do Atlético por 3 a 0 sobre o Coritiba, que fez com que o clube alvinegro chegasse à oitava posição da Série A.

O Atlético soma 50 pontos - dois a menos que o Botafogo, que ocupa o sétimo lugar. Se o Grêmio vencer a Copa Libertadores contra o Lanús, da Argentina, abre-se automaticamente uma nova vaga na próxima edição da competição internacional via Campeonato Brasileiro. Dessa forma, o G7 se tornaria um G8 - e o Galo já estaria entre os classificados.

Se o Flamengo, semifinalista da Copa Sul-Americana, passar pelo Junior Barranquilla, da Colômbia, e, na decisão, derrotar Independiente, da Argentina, ou Libertad, do Paraguai, uma nova vaga na Libertadores será aberta pela classificação no Campeonato Brasileiro. 

Isso porque o título da Sul-Americana já garantiria o time carioca na principal competição do continente na próxima temporada. Dessa forma, o G8 poderia se tornar um G9 (caso os dois brasileiros conquistem os títulos).

Chances do Atlético

Os comandados de Oswaldo de Oliveira totalizam pouco mais de 16% de chances de conquistar uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores, de acordo com cálculos do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Essa probabilidade leva em consideração a existência de um G7 - que corresponde ao cenário atual. Eventuais G8 ou G9 facilitariam a vida do Atlético.

A equipe alvinegra tem outros dois jogos pela frente neste Campeonato Brasileiro. Neste domingo, o time visita o campeão Corinthians, às 17h (de Brasília), em Itaquera. No próximo final de semana, o adversário é o Grêmio, no Independência.

Tags: oswaldo de oliveira flamengorj gremiors futnacional interiormg atleticomg