Superesportes

ATLÉTICO

Atlético terá de superar tabu em estádio onde nunca triunfou nem marcou gol

Por Libertadores, Galo precisa vencer campeão Corinthians no Itaquerão

Roger Dias

Atlético, de Leo Silva, teve três derrotas e um empate em jogos contra Corinthians em Itaquera - Foto: LUIS MOURA/WPP/ESTADAO CONTEUDO SP


Vencer ou vencer. O lema do Atlético nesta reta final do Campeonato Brasileiro será passar por cima de todas as dificuldades, ainda que entre elas esteja superar o time de melhor campanha na competição. Para levar a melhor sobre o Corinthians, campeão nacional, domingo, o Galo terá de afastar um fantasma que o acompanha nos últimos anos: ainda não conseguiu triunfar e nem mesmo marcar gol no Itaquerão, o palco de abertura da Copa do Mundo no Brasil.

Em quatro jogos no campo do Timão, o alvinegro obteve apenas um empate e perdeu três vezes. Curiosamente, Itaquera é uma das poucas arenas do último Mundial em que a equipe mineira jogou e não venceu. Os outros foram a Fonte Nova, onde o alvinegro somou quatro empates em quatro jogos, e a Arena Pernambuco, palco onde em 2013 o Galo teve uma igualdade com Náutico. Em contrapartida, triunfou em outros seis estádios que receberam partidas da Copa: Mineirão, Maracanã, Mané Garrincha, Arena da Baixada, Beira-Rio e Arena Pantanal. Só não atuou na Arena das Dunas, no Castelão e na Arena da Amazônia.

Os jogadores do Atlético tentam criar estratégias para anular o ataque corintiano e arrancar os três pontos, vitais para manter o Galo na briga por vaga na Libertadores. “Vai ser um jogo com festa e motivação da torcida.
Depois da derrota do adversário para o Flamengo e conhecendo o Fábio Carille, a mobilização para este próximo jogo será grande. Vai ter muita torcida e será um dos jogos mais complicados para nós, como têm sido vários neste Brasileiro”, projeta o lateral-esquerdo Fábio Santos, que conhece bem o Itaquerão: ele atuou pelo Corinthians por cinco temporadas, tendo participado de diversos jogos em Itaquera entre 2014 e 2015.

Para o atleta, o desafio inicial dos atleticanos é mostrar segurança na defesa, não permitindo que o Corinthians chegue com intensidade ao ataque: “É um jogo de inteligência. O Corinthians dá poucas brechas para os adversários, dentro ou fora de casa. Temos de evitar dar os contra-ataques deles e aproveitar nossas chances, como a bola parada ou as jogadas pelo meio. Eles entram como campeões, mas levaram goleada do Flamengo e querem vencer em casa. Temos de estar atentos”.

O lateral-esquerdo sabe que o Atlético esteve longe de mostrar bom futebol no Nacional, mas entende que tudo pode ocorrer nas duas últimas rodadas: “Fora de casa, até mantivemos uma regularidade e conquistamos pontos importantes. Mas, no Independência, perdemos pontos que fizeram falta. Não adianta lamentar agora. É um aprendizado para o ano que vem, para que isso não repita. Temos dois jogos a vencer, e como o sonho da Libertadores continua vivo, vamos atrás dele”.

A conquista do título brasileiro de forma antecipada pelo Corinthians é vista como um fator positivo para o Galo, já que o rival entrará em campo sem objetivos concretos. Depois do Timão, a equipe mineira pode até viver situação semelhante, já que pegaria um Grêmio logo após a disputa da final da Libertadores.

SEM DESFALQUES Oswaldo começou a esboçar a equipe no treino de ontem. Sem desfalques por suspensão ou lesão, ele espera escalar força máxima em São Paulo. A novidade será o retorno de Adilson entre os titulares.
O ex-gremista foi poupado contra o Coritiba por causa de desgaste muscular, sendo substituído por Yago.


Galo no Itaquerão

    Data          Placar/Adversário    Competição
    11/9/14     0 x 1 Corinthians     Brasileiro
    1/10/14     0 x 2 Corinthians     Copa do Brasil
    18/7/15     0 x 1 Corinthians     Brasileiro
    5/10/16     0 x 0 Corinthians     Brasileiro

ESTÁDIOS DA COPA ONDE A EQUIPE VENCEU
Mineirão
Mané Garrincha
Maracanã
Beira-Rio
Arena da Baixada
Arena Pantanal

ONDE NÃO VENCEU
Itaquerão
Fonte Nova
Arena Pernambuco


NÃO JOGOU
Arena das Dunas
Arena da Amazônia
Castelão

.