Superesportes

ATLÉTICO

Campeão do gelo, desastre histórico e taças recentes: o Galo nos anos de Copa do Mundo

Atlético planeja temporada de 2018 para retomar caminho das conquistas

Matheus Muratori
Galo fez excursão pela Europa em 50, foi vice do Brasileiro de 77 em 78 e ganhou a Copa do Brasil em 2014 - Foto: Otto Metelmann/O Cruzeiro/EM/D.A. Press; Arquivo/Estado de Minas; Rodrigo Clemente/EM/D.A. Press
A Copa do Mundo de 2018, que será disputada na Rússia, tem início no dia 14 de junho e vai até 15 de julho. A competição acontece no meio da temporada brasileira, o que ocasiona uma pausa forçada no trabalho dos clubes.

Os resultados do Atlético em anos de Copa do Mundo variam. Em 1950, o time realizou a famosa excursão à Europa e venceu seis jogos dos 10 disputados no Velho Continente. Voltou ao Brasil como 'Campeão do Gelo'. Em 2006, o time vinha de reconstrução e foi campeão da Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. Em 2014, o time conquistou a Copa do Brasil e a Recopa Sul-Americana, dois títulos inéditos para o clube.

Confira as temporadas do Atlético em anos de Copa do Mundo

2014 -Brasil

Atlético foi campeão da Copa do Brasil em 2014 ao vencer o rival Cruzeiro na grande final do torneio - Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A. PressO último ano de Copa do Mundo reservou ao atleticano boas experiências. A torcida comemorou os inéditos títulos da Copa do Brasil e da Recopa Sul-Americana, com as conquistas consumadas diante de Cruzeiro e Lanús-ARG, respectivamente.
O Galo ainda foi vice-campeão do Campeonato Mineiro e quinto lugar no Brasileirão, mas saiu nas oitavas de final da Libertadores, para o Atlético Nacional-COL.

2010 - África do Sul

Em 2010, o time teve um ano irregular. Campeão mineiro, o Galo foi inconstante no restante da temporada. O time terminou o Brasileirão na 13ª posição, foi eliminado nas quartas de final da Copa do Brasil para o Santos, e na mesma fase da Sul-Americana para o Palmeiras.

2006 - Alemanha

Após ser rebaixado em 2005, Atlético subiu para a Série A em 2007 com o título da Segunda Divisão em 2006 - Foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A. PressEm ano de reconstrução após o rebaixamento para a Segunda Divisão nacional, o Atlético começou o ano amargando uma eliminação na semifinal do Campeonato Mineiro para o Cruzeiro. Ainda foi eliminado pelo Flamengo, nas quartas de final da Copa do Brasil. Entretanto, conseguiu o retorno à elite brasileira com o título da Série B.

2002 - Coreia do Sul/Japão

O Galo não disputou o Campeonato Mineiro em 2002, mas jogou o Supercampeonato Mineiro e ficou em quarto lugar na competição, que teve cinco equipes. A equipe alvinegra caiu na semifinal da Sul-Minas para o Cruzeiro. Na Copa do Brasil, o time caiu para o Brasiliense também na semifinal. Pelo Brasileirão, o time foi eliminado pelo Corinthians, nas quartas de final.

1998 - França

O Atlético começou a temporada sendo eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil, para o Paraná. Após a eliminação precoce na copa doméstica, foi vice-campeão do Campeonato Mineiro, ao ser derrotado pelo Cruzeiro. Saiu na semifinal da Copa Conmebol, ao ser eliminado pelo Rosario Central-ARG. Terminou em nono lugar a primeira fase do Brasileirão, sem se classificar para os mata-matas.

1994 - Estados Unidos

Em 1994, o Atlético começou a temporada sendo vice-campeão do Campeonato Mineiro, ao ser derrotado pelo Cruzeiro. Pela Copa do Brasil, foi eliminado nas quartas de final para o Vasco. No Brasileirão, o Galo foi eliminado na semifinal para o Corinthians.

1990 - Itália

Após ser campeão do segundo turno do estadual, o Atlético foi derrotado pelo Cruzeiro na grande final do Campeonato Mineiro.
Pela Copa do Brasil, foi eliminado nas quartas de final para o Goiás. No Brasileirão daquele ano, foi eliminado para o Corinthians nas quartas. 

1986 - México

O clube alvinegro se sagrou campeão do Campeonato Mineiro, vencendo os dois turnos da competição. No Brasileirão de 86, o Atlético caiu na semifinal para o Guarani.

1982 - Espanha

O Atlético se sagrou campeão do Campeonato Mineiro ao vencer o octagonal final do torneio. Pelo Brasileirão, o Atlético não se classificou para os mata-matas ao terminar em terceiro colocado do Grupo K, na Segunda Fase. Na classificação geral, terminou em 19º.

1978 - Argentina

Atlético e São Paulo decidiram o Brasileirão de 1977 no início de 1978; o Galo acabou como vice-campeão - Foto: Arquivo/EM/D.A. PressO histórico Brasileirão de 1977 foi decidido apenas em março de 1978. Apesar de terminar o campeonato sem perder nenhuma partida, o Atlético foi vice-campeão ao empatar com São Paulo e ser batido nos pênaltis, num Mineirão lotado. Pelo Brasileirão de 78, o Galo saiu na Segunda Fase ao terminar em sétimo lugar no Grupo A e não avançar na competição. Na classificação geral, foi o 34º colocado. Na Libertadores, o time saiu na fasesemifinal, ao terminar em terceiro no Grupo A. Ainda foi campeão da Copa dos Campeões, ao derrotar o São Paulo na final.
O Atlético também se sagrou campeão estadual ao vencer o quadrangular final da competição, que teve fim apenas em 1979.

1974 - Alemanha Ocidental

O Galo começou a temporada sendo vice-campeão do Mineiro, ao terminar o octagonal final em segundo. Já no Campeonato Brasileiro, o time não passou da Segunda Fase ao terminar em terceiro do Grupo 2. Terminou em sétimo na classificação geral.

1970 - México

No ano do tricampeonato mundial no México, o Atlético venceu o Campeonato Mineiro. No Torneio Roberto Gomes Pedrosa (equivalente ao Brasileirão), o Atlético chegou até o quadrangular final, mas terminou em terceiro.

1966 - Inglaterra

O Atlético foi vice-campeão do Campeonato Mineiro em 1966, ao terminar como segundo colocado na tabela de classificação. O Galo não disputou a Taça Brasil daquele ano.

1962 - Chile

O ano do bicampeonato mundial do Brasil reservou ao Atlético o título do Campeonato Mineiro, quando o time venceu o Cruzeiro em jogos finais de desempate.  O Galo não disputou a Taça Brasil de 1962.

1958 - Suécia

Em 1958, o Atlético se sagrou campeão do primeiro turno do estadual e venceu o América, campeão do segundo, na grande final do Campeonato Mineiro.

1954 - Suíça

Em um Campeonato Mineiro longo, o Atlético se sagrou campeão ao derrotar o Cruzeiro na final, que foi disputada apenas em 1955.

1950 - Brasil

Atlético jogou 10 partidas na grande excursão feita à Europa e venceu seis jogos - Foto: Arquivo/EM/D.A. PressEm sistema de pontos corridos, o Atlético venceu o Campeonato Mineiro ao liderar a competição. O vice-campeão foi o Siderúrgica, e a competição teve fim em 1951. O ano de 1950 ficou marcado como o ano da excursão atleticana à Europa, no qual passou por Alemanha, Bélgica, Áustria, Luxemburgo e Bélgica. Nos 10 jogos disputados na Europa, venceu seis, empatou dois e perdeu duas vezes. O Galo voltou ao Brasil como 'Campeão do Gelo'.

1938 - França

O Atlético se sagrou campeão do Campeonato Mineiro de 1938, ao terminar em primeiro colocado na tabela.

1934 - Itália

O Atlético terminou em segundo lugar do Campeonato de Belo Horizonte e não se classificou para a grande final do Campeonato Mineiro daquele ano.

1930 - Uruguai

O Galo desistiu de disputar o Campeonato Mineiro com a competição ainda em andamento.
.