Superesportes

ATLÉTICO

Elenco inchado faz Atlético avaliar saídas de jogadores ainda para janeiro

Atletas têm sido avaliados diariamente pela comissão técnica

Redação
Jogadores do 'inchado' elenco do Atlético durante treinamento na manhã desse sábado - Foto: Bruno Cantini/Atlético
O Atlético iniciou a temporada 2018 com um elenco inchado. No total, 41 jogadores se reapresentaram na Cidade do Galo na tarde dessa quinta-feira. A quantidade é considerada alta. Justamente por isso, diretoria e comissão técnica alvinegras estudam a possibilidade de repassar alguns dos atletas ainda em janeiro. O grupo principal é formado pelos seguintes nomes:

  • Goleiros: Victor, Giovanni, Cleiton e Uilson
  • Laterais-direitos: Samuel Xavier, Patric, Carlos César e Alex Silva
  • Zagueiros: Leonardo Silva, Gabriel, Felipe Santana, Bremer, Matheus Mancini, Erazo e Nathan
  • Laterais-esquerdos: Fábio Santos, Danilo, Mansur e César
  • Volantes: Elias, Adilson, Arouca, Yago, Roger Bernardo, Gustavo Blanco, Lucas Cândido, Ralph e Cícero 
  • Meias: Cazares, Otero, Valdívia e Marco Túlio
  • Atacantes: Ricardo Oliveira, Erik, Róger Guedes, Luan, Carlos, Hyuri, Clayton e Pablo

Questionados sobre a possibilidade de reduzir a quantidade de jogadores do elenco, o técnico Oswaldo de Oliveira e o diretor de futebol Alexandre Gallo apresentaram pontos de vista similares. O dirigente explicou que o número alto de atletas se deve à necessidade de o Atlético se adequar ao calendário imposto pelo futebol brasileiro.

“Nós temos algumas competições em função do nosso ano. A própria Florida Cup nós vamos tentar ir com o melhor que a gente puder, dentro da necessidade da competição e o que o Oswaldo entenda que for o melhor. Vai haver uma divisão a partir do dia 8.
Então são quatro dias com um grupo um pouco maior, inchado em função dessa competição”, explicou Alexandre Gallo.

O clube alvinegro já definiu quem disputará a Florida Cup, torneio amistoso realizado nos Estados Unidos. Foram relacionados 22 atletas - entre eles os experientes Erazo e Adilson. O grupo fica completo com jovens, especialmente alguns que atuaram pelo extinto time sub-23 na temporada 2017.

A expectativa de Alexandre Gallo é, quem sabe, diminuir o número de jogadores do elenco. Esse processo deve se intensificar após a disputa da Florida Cup. O Atlético jogará contra o Rangers-ESC e o Atlético Nacional-COL, nos dias 11 e 14 de janeiro, respectivamente.

“Depois, naturalmente, as coisas vão acontecer. No futebol, em janeiro, com a janela aberta, muita coisa acontece, movimenta bastante o mercado. Coisas naturais vão acontecer dentro do futebol”, completou Alexandre Gallo.

A palavra do comandante

A redução do número de jogadores do elenco depende, fundamentalmente, da análise da comissão técnica liderada por Oswaldo de Oliveira. Questionado sobre o tema, o comandante indicou que há, sim, a possibilidade de se desfazer de jogadores. O calendário apertado do futebol brasileiro, entretanto, também foi citado.

“Eu gostaria muito disso (de reduzir o elenco). Se nós tivéssemos um calendário equilibrado, se a gente não tivesse uma Copa do Mundo ‘esparramando’ para os dois lados, se a gente não tivesse uma Florida Cup prematuramente… A gente tem que analisar. Tem muita gente na base que a gente está observando. Nós vamos jogar com todos esses valores. Se mais tarde eu achar que nós vamos precisar diminuir o número de jogadores, nós vamos diminuir.
Por enquanto, não. Estou observando, vendo o que vai ser feito. Tem que ver tudo o que vai acontecer para, finalmente, decidir: vamos ficar com menos ou com o mesmo número de jogadores… Isso é uma coisa que ainda está em desenvolvimento”, disse.
.