Superesportes

ATLÉTICO

Em ano de pior campanha, Atlético faz as contas para ter vantagem no mata-mata e evitar clássico 'precoce' no Campeonato Mineiro

Equipe alvinegra somou apenas 12 pontos em nove rodadas da competição

Redação
Thiago Larghi prometeu utilizar força máxima nos jogos restantes da primeira fase do Mineiro - Foto: Bruno Cantini/Atlético
As coisas não saíram bem como o planejado, e o Atlético vive um momento pouco usual no Campeonato Mineiro. Em nove rodadas, foram ‘apenas’ 12 pontos conquistados. O quarto lugar na tabela de classificação - atrás de Cruzeiro, América e Tupi - obriga a comissão técnica alvinegra a fazer contas. O objetivo: buscar a melhor posição possível ao fim da primeira fase para ter vantagens no mata-mata.

Mas qual é a real situação do Atlético a duas rodadas do término da etapa classificatória do Mineiro?

O histórico

O Atlético já registrou, em 2018, o pior aproveitamento do clube na primeira fase do estadual desde 2004 - ano em que o formato de disputa atual foi estabelecido. Essa marca independe dos resultados dos dois próximos jogos.

O time alvinegro pode chegar até, no máximo, 18 pontos. A pior campanha do Atlético nos últimos 14 anos na fase classificatória foi registrada em 2005. Naquele ano, o Galo avançou à semifinal como quarto colocado, com 19 pontos. Logo no primeiro mata-mata, caiu ante o Cruzeiro, que viria a perder a decisão para o Ipatinga.

De 2004 para cá, o regulamento mudou e teve, por exemplo, alterações no número de classificados para os ‘playoffs’.
A primeira fase com 11 jogos e turno único se manteve durante todo o período.

Se vencer as duas próximas partidas, o time alvinegro chegará ao mata-mata com 54,54% de aproveitamento de pontos. Este, entretanto, é o melhor dos cenários.

O momento atual

Histórico não entra em campo. Justamente por isso, o Atlético volta as atenções para os jogos contra Uberlândia (no Parque do Sabiá) e Tombense (no Independência). A chance de ficar fora do ‘G8’, que engloba os times que avançam à próxima fase, existe. A distância para o nono colocado Villa Nova é de dois pontos.

A principal preocupação da comissão técnica, entretanto, é com os times de cima da tabela. O líder Cruzeiro, com 25 pontos, é inalcançável. Já a segunda posição é uma meta possível, mas bastante desafiadora.

O vice-líder é o América, com 17 pontos. Para superar o rival, o Atlético precisa vencer as duas e torcer por tropeços do adversário. O Coelho poderia, no máximo, somar um ponto contra Caldense e Villa Nova.

O objetivo mais viável no momento é alcançar a terceira posição para, eventualmente, evitar um clássico contra o Cruzeiro já na semifinal. O confronto ocorreria caso o Atlético terminasse a fase classificatória em quarto lugar e, em seguida, os quatro primeiros avançassem ao segundo mata-mata.

Para evitar o clássico ‘precoce’, é preciso superar o Tupi, que soma 13 pontos - um a mais que o Atlético. O time de Juiz de Fora encara Tombense e Democrata-GV nas duas últimas rodadas.

Empate em pontos tende a deixar o Atlético à frente. Afinal, o Galo tem quatro gols de saldo - contra dois negativos do Tupi. Clique aqui para ver a tabela completa do Campeonato Mineiro.

Estar melhor colocado garante vantagem ao Atlético no mata-mata.
Os quatro primeiros colocados têm o direito de jogar em casa o confronto das quartas de final. Na semifinal, a vantagem de decidir a classificação em casa é do time com campanha superior, que ainda pode contar com dois empates ou uma vitória e uma derrota pelo mesmo saldo de gols para chegar à final.

Os rivais

Nesta quinta-feira, às 19h15, o Atlético enfrenta o Uberlândia. O jogo, no Parque do Sabiá, coloca frente a frente um grande do futebol nacional contra uma equipe que luta contra o rebaixamento no Campeonato Mineiro.

Atualmente, o Uberlândia ocupa a penúltima colocação, com nove pontos. Apesar de estar mal posicionado na tabela, o time do interior também briga por uma vaga nas quartas de final. A distância para o oitavo colocado é de apenas dois pontos.

A última rodada reserva um duelo contra o Tombense, neste domingo, às 17h, no Independência. A equipe de Tombos ocupa atualmente a quinta colocação, com o mesmo número de pontos do Atlético (12). A diferença entre os times é o saldo de gols (quatro contra um).
.