Atlético
None

ATLÉTICO

Lanterna nos campeonatos regionais, adversário do Atlético tem campanha com 'virada' histórica na Copa do Brasil

Ferroviário-CE conseguiu classificações marcantes na competição nacional

postado em 19/03/2018 12:13

Peu Ricardo/DP
Os resultados do Ferroviário-CE no ano mostram ‘dois times’ bem distintos. Nos campeonatos regionais, a equipe de Fortaleza ocupa a última colocação. Na Copa do Brasil, entretanto, a campanha é digna da ‘fase áurea’ do Atlético - que é justamente o rival na quarta fase do mata-mata.

Explica-se: o Ferroviário-CE, que disputará a Série D do Campeonato Brasileiro, conseguiu ‘viradas’ marcantes no torneio nacional. A primeira fase até reservou um duelo mais ‘tranquilo’. No Presidente Vargas, o ‘Ferrão’ venceu o Confiança-SE por 2 a 1. O zagueiro Vítor e o atacante Rodrigo Rodrigues garantiram a vitória dos donos da casa.

O próximo adversário foi o Sport, também em jogo único. A equipe da Série A, que atuava em casa, abriu 3 a 0, com gols de Anselmo, Fabrício e Marlone. A vantagem durou até os 30 minutos do segundo tempo.

Em uma reação impressionante - algo que marcou a campanha vitoriosa do Atlético na Copa do Brasil de 2014, especialmente nas partidas contra Corinthians e Flamengo -, o Ferroviário-CE conseguiu o empate. Valdeci e Mazinho (duas vezes) marcara. Nos pênaltis, vitória por 4 a 3.

Na sequência, mais uma ‘virada’. Desta vez, em dois jogos. O duelo de ida contra o Vila Nova, que disputará a Série B em 2018, foi no Presidente Vargas. O empate por 1 a 1 deu vantagem ao time goiano. Janeudo marcou para os donos da casa.

A volta, entretanto, reservou mais uma surpresa para os cearenses. Vitória por 1 a 0, com mais um gol de Janeudo, garantiu a classificação ao Ferroviário. Nas semanas dos dias 4 e 18 de abril, o ‘Ferrão’ terá mais desafios pela frente. Desta vez, contra o Atlético.

Campanha nos regionais

Se na Copa do Brasil tudo vai bem, não se pode dizer o mesmo para a situação do time no Campeonato Cearense e na Copa do Nordeste. 

No Estadual, o time avançou como quarto colocado. A campanha na segunda fase, entretanto, não é das melhores. Em quatro jogos, foram dois empates e duas derrotas. O Ferroviário-CE é o lanterna, com dois pontos - mesmo número do Uniclinic-CE, primeiro time na zona de classificação para as semifinais.

Na Copa do Nordeste, a equipe ocupa a última posição no grupo B, que tem ainda ABC, Vitória e Globo-RN. O Ferroviário-CE conquistou apenas um ponto em quatro jogos disputados.

Nacional à vista

A expectativa do time cearense é repetir os bons números da Copa do Brasil em outra competição nacional: a Série D do Campeonato Brasileiro. O Ferroviário-CE está no grupo A4, juntamente com Cordino-MA, 4 de julho-PI e Interporto-TO. Classificam-se para a segunda fase os 17 líderes das chaves e os 15 melhores segundos colocados. A partir daí, confrontos no formato mata-mata definem o campeão.

Tags: ferroviario copadobrasil galo interiormg atleticomg