Atlético
None

ATLÉTICO

Doce lar: após sequência ruim, Atlético volta a BH para manter ascensão no Independência

Time alvinegro não vence há quatro partidas - todas disputadas fora do Horto

postado em 21/04/2018 06:30 / atualizado em 20/04/2018 22:16

Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press

A reconstrução da ‘mística’ do Horto depende diretamente de uma sequência de bons resultados do Atlético em casa. Após uma temporada de mais baixos que altos no Independência, o time alvinegro tenta emendar a sexta vitória consecutiva no estádio em 2018. Tudo isso em meio à turbulência por não vencer há quatro jogos - todos disputados como visitante. A hora, agora, é de voltar para o ‘lar’ e conquistar os primeiros pontos no Campeonato Brasileiro.

A sequência ruim fora de casa começou em Belo Horizonte, no Mineirão, e terminou no Castelão, em Fortaleza. Foram quatro jogos por quatro competições diferentes. De 12 pontos disputados, apenas um foi 'somado' - e com muito drama, contra o Ferroviário-CE, pela Copa do Brasil. Veja abaixo:
 
  • Cruzeiro 2 x 0 Atlético - Partida de volta da final da Campeonato Mineiro, no Mineirão, em 8 de abril
  • San Lorenzo 1 x 0 Atlético - Partida de ida da primeira fase da Copa Sul-Americana, no Nuevo Gasómetro, em 11 de abril
  • Vasco 2 x 1 Atlético - 1ª rodada do Campeonato Brasileiro, em São Januário, em 15 de abril
  • Ferroviário-CE 2 x 2 Atlético - Partida de volta da quarta fase da Copa do Brasil, no Castelão, em 18 de abril
O desempenho abaixo do esperado fez com que as críticas da torcida aumentassem. Na última quinta-feira, a delegação alvinegra foi recebida com protestos de atleticanos no aeroporto de Confins. O clima conturbado do retorno para casa só se tranquilizará com um bom resultado diante do Vitória, pela segunda rodada da Série A.

“Em relação aos quatro jogos sem vitória, eu considero que é uma situação que faz parte do futebol. Há duas semanas, tínhamos cinco ou seis vitórias seguidas. Havia mais de um ano que o time não conseguia isso. É uma situação pontual. Estamos fazendo os treinos concentrados no Vitória, para fazer um grande jogo no domingo, reverter a situação e conseguir os três primeiros pontos no Brasileiro”, analisou o técnico interino Thiago Larghi.

Nova sequência positiva?

Gladyston Rodrigues/EM

O Atlético registrou a segunda pior campanha como mandante no Campeonato Brasileiro de 2017, à frente apenas do Vitória. O cenário seria impensável em anos anteriores, quando o time alvinegro tinha o Independência como grande aliado para conseguir viradas épicas em torneios mata-mata.

A fase ruim começou justamente nas rodadas iniciais do Campeonato Brasileiro daquela temporada. Antes disso, por exemplo, o Atlético havia conseguido 11 vitórias consecutivas no estádio. Veja a seguir:
 
  • Atlético 1 x 0 América-TO - 1ª rodada do Campeonato Mineiro, em 28 de janeiro de 2017
  • Atlético 2 x 0 Joinville - 2ª rodada do grupo C da Primeira Liga, em 9 de fevereiro de 2017
  • Atlético 3 x 0 Uberlândia - 3ª rodada do Campeonato Mineiro, em 12 de fevereiro de 2017
  • Atlético 2 x 1 Villa Nova - 6ª rodada do Campeonato Mineiro, em 4 de março de 2017
  • Atlético 4 x 0 Tupi - 7ª rodada do Campeonato Mineiro, em 13 de março de 2017
  • Atlético 2 x 0 URT - 9ª rodada do Campeonato Mineiro, em 26 de março de 2017
  • Atlético 5 x 2 Sport Boys-BOL - 2ª rodada do grupo 6 da Copa Libertadores, em 13 de abril de 2017
  • Atlético 3 x 0 URT - Partida de volta da semifinal do Campeonato Mineiro, em 26 de abril de 2017
  • Atlético 2 x 0 Libertad-PAR - 4ª rodada do grupo 6 da Copa Libertadores, em 26 de abril de 2017
  • Atlético 2 x 1 Cruzeiro - Partida de volta da final do Campeonato Mineiro, em 7 de maio de 2017
  • Atlético 4 x 1 Godoy Cruz-ARG - 6ª rodada do grupo 6 da Copa Libertadores, em 16 de maio de 2017
A série de vitórias se encerrou no dia 21 de maio. Na ocasião, o Fluminense derrotou o Atlético por 2 a 1 no Independência, em jogo válido pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Daí para frente, o time sofreu em muitos dos jogos em que atuou no estádio.

A maior sequência de vitórias conseguida pelo time no Independência desde então é a defendida atualmente. Entre 18 de março e 4 de abril, o Atlético derrotou URT (1 a 0), América (1 a 0 e 2 a 0), Cruzeiro (3 a 1) e Ferroviário-CE (4 a 0). O segundo jogo contra o América foi com mando adversário.

A hora é de se recuperar no Campeonato Brasileiro após a derrota de virada para o Vasco, em São Januário, na primeira rodada. Por isso - e para manter o bom desempenho no Independência -, Thiago Larghi aposta em um time ofensivo e que consiga impor o próprio estilo de jogo.

“A gente sabe que tem que criar os espaços, jogar com muita coragem, impor o nosso jogo, jogar para frente, de modo inteligente e usando a qualidade que a gente tem. A gente sabe que isso exige físico e mentalmente. Os jogadores sabem disso. Eles estão se preparando bem para que essa sequência em casa seja boa e a gente consiga os pontos, que são muito importantes, dentro de casa”, disse.

Atlético e Vitória se enfrentam a partir das 16h deste domingo, no Horto. A partida vale pela segunda rodada da Série A. Na estreia, o time baiano empatou por 2 a 2 com o Flamengo, no Barradão.

Tags: atleticomg interiormg futnacional seriea galo vitoriaba