Atlético
None

ATLÉTICO

Remodelado, Atlético se torna mais agressivo na marcação, mas sofre para sair 'ileso'

Time alvinegro tem se destacado no quesito 'desarmes' no Campeonato Brasileiro, porém apresenta marca negativa: levou gols nos últimos cinco jogos

postado em 25/04/2018 06:00 / atualizado em 24/04/2018 19:27

Bruno Cantini/Atlético

A proposta de Thiago Larghi para o Atlético é clara. A ideia do treinador é montar um time que luta para manter a posse e pressiona o adversário para recuperá-la. Se o estilo ‘Galo Doido’, de ataque e marcação agressivos, deixou saudades no atleticano, o novo perfil mostra uma equipe que, pelo menos sem a bola, joga de forma parecida. Os números neste início de Campeonato Brasileiro condizem com o cenário atual: é uma das equipes que mais desarmam, mas também uma das que mais cometem faltas.

O Atlético desarmou corretamente 39 vezes nas partidas contra Vasco (derrota por 2 a 1) e Vitória (triunfo por 2 a 1). É a quarta melhor marca entre os 20 times da competição, atrás apenas de São Paulo (44), Palmeiras (43) e Corinthians (40). Apesar de ser apenas o início da Série A, Fábio Santos concorda que a equipe mineira tem melhorado a postura no momento defensivo.

"A gente tem tentado ter essa intensidade, sem a bola, procurado roubar a bola principalmente no campo adversário, que é onde se está mais perto do gol. É óbvio que tem crescido o número de roubadas de bola”, disse o lateral-esquerdo, peça-chave do sistema defensivo alvinegro.

O desempenho positivo no número de desarmes, entretanto, contrasta com a quantidade de gols levados pelo time nos últimos jogos. São cinco partidas consecutivas sem a defesa do Atlético passar ‘ilesa’. O time foi vazado ao menos uma vez nas derrotas contra Cruzeiro (2 a 0), San Lorenzo-ARG (1 a 0) e Vasco (2 a 1), no empate diante do Ferroviário-CE (2 a 2) e também no triunfo sobre o Vitória (2 a 1).

A marca é representativa, especialmente por conta dos números registrados anteriormente. Até a sequência negativa de cinco jogos, o Atlético havia atuado 14 vezes sob o comando de Thiago Larghi. Em nove delas, o time não levou gols.

Mudanças

A sequência de jogos em que a defesa alvinegra foi vazada coincide com um período em que a equipe titular sofreu mudanças significativas. A primeira e mais evidente delas foi a saída de Leonardo Silva. O capitão se recupera de lesão na coxa direita e deu lugar a Bremer, novo parceiro de Gabriel.

O jovem de 21 anos tem sido elogiado. Entretanto, a dupla de zaga considerada 'ideal' por Larghi ostenta uma marca importante. Leo Silva e Gabriel foram os titulares em sete dos nove jogos que o Atlético não sofreu gol sob o comando do treinador. Nos outros dois, Bremer atuou.

Além da saída de Leonardo Silva, outra alteração significativa no time foi a troca de Elias por Gustavo Blanco. O novo titular caiu nas graças da torcida. Apesar do bom desempenho, a substituição de peças exige adaptação dos outros jogadores, já acostumados com a presença de meio-campista de 32 anos na equipe.

Agressividade

Bruno Cantini/Atlético

Jogadores mais centralizados da segunda linha de meio-campo do 4-1-4-1, Gustavo Blanco e Luan são os ‘reis’ do combate do Atlético no Campeonato Brasileiro. Eles desarmaram, respectivamente, cinco e 11 vezes. O ‘Menino Maluquinho’ é o líder nesse quesito entre todos os jogadores que entraram em campo em jogos da competição.

“A gente tem notado essa intensidade, diminuindo o espaço, dando pouca chance ao adversário. Para poder ficar mais tempo com a bola também. Isso é uma coisa que nos pedem bastante. E temos tentado fazer”, analisou Fábio Santos.

A ‘agressividade’, entretanto, também tem lados negativos. O Atlético é o terceiro time que mais cometeu faltas. São 40 infrações, contra 45 do Bahia e 42 do Vitória. Jogadores da equipe alvinegra receberam cinco cartões amarelos nos dois primeiros jogos. O número é igual ao do São Paulo e inferior apenas ao de Vitória (sete), Palmeiras (seis) e Vasco (seis).

A hora, agora, é de manter a pressão na marcação. E, de quebra, voltar a não levar gols - justamente contra um rival tradicional. O Atlético se prepara para o duelo contra o Corinthians, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Os times alviengros se enfrentam a partir das 16h deste domingo, no Independência.

Tags: atleticomg interiormg futnacional seriea galo corinthianssp