Atlético
None

ATLÉTICO

Diretoria faz 'limpa' no elenco do Atlético, que já teve 19 'baixas' na nova gestão

Ideia do clube é promover duas reduções: salarial e de média de idade

postado em 26/04/2018 06:30 / atualizado em 25/04/2018 19:46

Alexandre Guzanshe/EM

O Atlético anunciou, nessa quarta-feira, as saídas de Felipe Santana e Hyuri. Os dois se juntam a outros 17 jogadores que integraram o elenco em algum momento entre o final de 2017 e o início de 2018 e deixaram o clube desde que o presidente Sérgio Sette Câmara e o diretor de futebol Alexandre Gallo assumiram o comando.

O número não leva em consideração atletas que já estavam emprestados na gestão Daniel Nepomuceno e foram novamente repassados a outras equipes na atual gestão sem antes passarem pelo principal grupo alvinegro. Ou seja: jogadores como Dodô, por exemplo, não entram na conta.

Os motivos de cada uma das 19 ‘baixas’ no elenco são distintas (veja todos os que saíram na galeria abaixo). Há, entretanto, dois pontos que se relacionam diretamente com quase todos os casos: as tentativas de reduzir a folha salarial e de construir um grupo de jogadores com média de idade menor.


No total, seis atletas deixaram o clube de forma definitiva. Entre eles estão o centroavante Fred e o atacante Robinho, duas das perdas mais marcantes em relação ao elenco de 2017.

A diretoria avaliou que precisava cortar gastos com folha salarial e iniciou o procedimento com os ex-jogadores da Seleção Brasileira. Em entrevista no final de fevereiro, Sette Câmara garantiu que já havia conseguido reduzir os valores referentes a pagamentos a jogadores em 17% em relação à temporada anterior.

"O Atlético é um dos clubes que tem uma dívida muito grande. Nós pretendemos, durante este meu primeiro mandato, já entregar o Atlético - ou permanecendo aqui mais três anos -, já ter uma situação financeira muito mais tranquila do que a atual. Do jeito que está nós não podemos ficar. O clube é deficitário mês a mês. Isso é uma bola de neve. Temos que consertar isso aí. Nós já começamos, reduzindo a folha de pagamento, hoje já 17% menor do que era no final do ano passado”, disse o mandatário, em entrevista à rádio Itatiaia.

Rafael Moura (América), Marlone (Sport), Valdívia (São Paulo) e Felipe Santana (sem clube) completam a lista dos que saíram de forma definitiva do clube alvinegro.

Empréstimos

O Atlético também liberou outros 13 jogadores de forma parcial. A saída mais notada foi a de Marcos Rocha. Ídolo e multicampeão pelo clube alvinegro, o lateral-direito de 29 anos acertou por empréstimo com o Palmeiras. Os paulistas terão que pagar 2 milhões de euros (R$ 8,5 milhões na cotação atual) se quiser manter o jogador para as próximas temporadas.

Além dele, saíram também Capixaba (América), Erazo (Vasco), Alex Silva (Goiás), Mansur (Paraná), Pablo (Coritiba), Nathan (Ponte Preta), Carlos César (Coritiba), Carlos (Paraná), Danilo (Ponte Preta), Jesiel (Paraná), Leonan (Fortaleza) e Hyuri (Ceará).

A ideia é dar rodagem para jovens e, é claro, não precisar pagar integralmente os salários de jogadores que tinham pouco espaço no elenco. Há, ainda, a possibilidade de outros atletas deixarem o clube. É o caso, por exemplo, de Roger Bernardo. O volante não participou de jogos oficiais em 2018.

Tags: mercadobola galo seriea futnacional interiormg atleticomg