Superesportes

ATLÉTICO

Larghi revela planejamento tático da comissão técnica do Atlético para a parada da Copa

Equipe terá mais de três semanas de treinamentos na Cidade do Galo

Túlio Kaizer Roger Dias
Durante parada da Copa, Thiago Larghi quer solidificar estruturas táticas já testadas pelo Atlético - Foto: Bruno Cantini/Atlético

O que os clubes brasileiros farão durante a parada da Copa do Mundo? No Atlético, a comissão técnica já estabeleceu os parâmetros dos treinamentos entre os dias 25 de junho e 17 de julho, véspera da partida contra o Grêmio. E é o próprio técnico Thiago Larghi quem explica.

“Como sabemos, esse primeiro semestre foi muito corrido. São treinamentos em função de variação de algum sistema tático que a gente pode usar na frente. É, dentro do nosso modelo de jogo, dar uma carga mais consistente para os nossos jogadores. A gente sabe que eles têm muita qualidade. Para a gente chegar no objetivo final no final do ano, a gente precisa estabelecer melhor ainda esses parâmetros. A gente só conseguiu dar o padrão jogando, jogo em cima de jogo. Não houve um tempo de preparação.
Agora, finalmente, a gente está prestes a ter esse tempo”, explica Larghi, em entrevista exclusiva ao Superesportes.

Substituto de Oswaldo de Oliveira, Thiago Larghi assumiu interinamente o comando técnico do Atlético em 9 de fevereiro. Foram 32 jogos disputados em um período de 124 dias - média um pouco inferior a uma partida a cada quatro dias. Apesar do pouco tempo para treinar, o treinador conseguiu implementar um padrão.

Com isso, os resultados e o desempenho melhoraram. Taticamente, o Atlético já apresenta variações. No momento ofensivo, o 4-3-3 - que se transforma, de acordo com as situações de jogo, em 4-1-4-1 ou 4-4-2 - é o sistema mais adotado. No defensivo, o time dá preferência a formações que contem com duas linhas de quatro jogadores.

“A gente prioriza o 4-3-3. É a nossa formação principal com a bola. Sem a bola, a gente varia entre o 4-4-2, o 4-4-1-1 ou um 4-1-4-1. Na maior parte das vezes, a gente usou um 4-1-4-1, mas também temos usado o 4-4-2”, confirma Larghi.

O treinador até admitiu a possibilidade de utilizar os dias de treinamentos para acrescentar outras variações táticas ao time. A tendência, porém, é que, durante a intertemporada, a comissão técnica tente solidificar os sistemas já testados.

“A gente pode acrescentar uma nova formação, desde que a gente entenda que seja pertinente aos jogadores que a gente tem. Mas, principalmente, é focar nessas variações que a gente já vem trabalhando, mas que a gente não teve tempo de treiná-las especificamente e elas só vieram evoluindo ao longo dos jogos. Em alguns jogos, a gente sabe que poderia ter tido resultados melhores até. Às vezes até segurar o resultado, como nos jogos fora de casa em que a gente esteve vencendo todos eles até agora no Brasileiro.
Poderíamos ter segurado um resultado melhor, às vezes um ponto ou até três pontos. A gente sabe muito bem que éramos capazes de conseguir e que estaríamos na frente”, completou Larghi.

Os jogadores do Atlético estão de férias. A reapresentação na Cidade do Galo está marcada para o dia 25 de junho, uma segunda-feira. São pouco mais de três semanas de treinamentos até o jogo contra o Grêmio, na Arena, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo está marcado para 18 de julho, uma quarta-feira, às 21h45. Atualmente, o time alvinegro ocupa a segunda colocação da Série A, com 23 pontos, quatro a menos que o líder Flamengo.
.