Atlético
None

ATLÉTICO

Edinho comemora acerto por cinco anos com Atlético: 'Realização de um sonho'

Atacante também lamentou muito o adeus ao Fortaleza, clube do coração

postado em 24/06/2018 12:52 / atualizado em 24/06/2018 13:44

Reprodução/Perform
Em sua despedida do Fortaleza, no sábado, o atacante Edinho, de 23 anos, declarou que sentia tristeza por deixar uma grande história para trás. Foi no clube cearense que ele deu os primeiros passos no futebol, projetou-se e virou profissional. Por outro lado, a transferência para o Atlético foi tratada como “um sonho”. O velocista assinará contrato de cinco anos e receberá um salário muito superior aos que já teve jogando por sete equipes diferentes: Fortaleza, CSA-AL, Guarani-SP, Mogi Mirim-SP, Ituano-SP, Paysandu-PA e Avaí-SC.

”É uma oportunidade maravilhosa que estou tendo na minha vida. Fico triste por sair daqui (Fortaleza), porque é aqui onde eu cresci, onde eu realizei meu sonho de ser jogador de futebol, então, eu saio triste pra caramba mesmo, porque eu amo esse clube. Mas, na vida, a gente tem que fazer certas decisões. É uma decisão muito difícil que eu tomei. Mas estou indo feliz porque é a realização de um sonho, e a realização onde eu posso dar um futuro melhor para a minha família. Então eu creio que as coisas acontecem tudo no tempo de Deus”, declarou Edinho. 

O presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, não pôde revelar as condições do negócio por causa de uma cláusula de confidencialidade no contrato. Antes de o martelo ser batido, a informação era de que o atacante só sairia pela multa de US$ 600 mil (R$ 2.268 milhões). O valor seria dividido igualmente entre o clube cearense e o Guarani de Campinas, que detinha 50% dos direitos econômicos e autonomia para concluir a transação.

Marcelo Paz confirmou que Edinho assinará com o Galo por cinco anos e terá um contrato mais interessante, algo que pesou muito para a saída. “Recebemos uma proposta do Atlético Mineiro. O Edinho pertence ao Guarani de Campinas e a gente não tinha como barrar essa negociação, o Fortaleza não tinha como dizer não. O Fortaleza não tinha como dizer não a essa questão, infelizmente a gente perde um jogador importante, útil no nosso elenco. Entendemos a decisão dele, porque realmente é contrato muito interessante, são cinco anos de contrato, valores interessantes. Acho que ele, como um garoto que surgiu na nossa base, que veio do interior, sonhava com tudo isso, está tendo oportunidade de ter independência financeira, e ele merece isso. O valor que vamos receber eu não posso divulgar por questão contratual, gostaria muito de divulgar por questão de transparência. Tentamos também com o Atlético Mineiro, se o Edinho não podia ficar até o final do ano, ‘compra agora, mas deixa aqui, leva no final do ano’, mas eles não aceitaram, eles estão pagando, estão querendo levar, vão precisar dele lá agora”.

O técnico do Fortaleza, Rogério Ceni, também lamentou muito a perda de Edinho, peça fundamental na campanha da Série B. O time é o líder isolado da disputa. “Ele é jogador que, quando recebia a bola do lado do campo, partia no um contra um. E o Edinho é um jogo que desequilibra jogo, por isso foi contratado (pelo Atlético). A ausência dele pesa muito pra gente. Não tínhamos aquele jogador que fazia a jogada individual. Agora, o Edinho, mesmo que a gente traga um outro jogador, temos que adaptá-lo ao esquema de jogo ao sistema de jogo, isso requer um pouco de tempo. O ideal seria ficar com o Edinho. Se presidente disse que não houve possibilidades, isso é uma parte burocrática”, destacou Ceni.

Revelado no próprio Fortaleza, Edinho é rodado. Desde que se tornou profissional, passou ainda por Avaí (2015), Paysandu (2015), Ituano (2016), Guarani (2016), Mogi Mirim (2017), novamente Guarani (2017) e CSA-AL (2017).

A melhor temporada de Edinho foi pelo próprio Fortaleza, em 2014, quando marcou 12 gols em 41 jogos.

Ficha de Edinho

Francisco Edson Moreira da Silva
Nascimento: 01/01/1995
Naturalidade: Baturité-CE
Altura: 1,58m

Números

Fortaleza: 80 jogos e 17 gols
CSA: 17 jogos e 2 gols
Guarani: 12 jogos e 1 gol
Mogi Mirim-SP: 18 jogos e 6 gols
Ituano: 11 jogos e 2 gols
Paysandu: 27 jogos e 3 gols
Avaí: 6 jogos e nenhum gol
Total: 171 jogos e 31 gols

Tags: serieb seriea mercadobola edinho fortaleza galo atlético