Superesportes

ATLÉTICO

Atlético treina pênaltis, mas Victor espera não repetir 'drama' de 2013 na Libertadores

Vaga na terceira fase do torneio pode ser decidida nas penalidades

Matheus Muratori
Victor diz que time está preparado para as penalidades máximas, mas quer decidir no tempo regulamentar - Foto: Bruno Cantini/Atlético

O Atlético enfrenta nesta terça-feira, às 19h15 (de Brasília), o Danubio, do Uruguai, pela volta da segunda fase da Copa Libertadores, no Independência. Na ida, em Montevidéu, o jogo ficou empatado em 2 a 2. O Galo se classifica no tempo regulamentar com uma vitória ou empates por 0 a 0 ou 1 a 1. Caso os times repitam o placar da ida, a partida irá para os pênaltis. Qualquer outro resultado dá aos uruguaios a vaga na terceira fase. O goleiro e ídolo Victor disse que a equipe está preparada para a possibilidade de penalidades máximas, mas garante que quer decidir a situação nos 90 minutos.

 
“A gente sempre treina (pênaltis), praticamente cada final de treino a gente faz um treinamento com os principais batedores. Claro que a gente não gostaria de passar por isso, mas é uma situação que pode acontecer e a gente se prepara para tudo, para todos os cenários possíveis. Mas a gente treina isso realmente no dia a dia, cada sessão de treino tem cobranças de pênaltis e estamos preparados sim.
Nos preparamos, mas esperamos que isso não aconteça. Pois temos 90 minutos para tentar decidir a parada”, disse o experiente goleiro de 36 anos.

A última vez que o Atlético levou para BH o placar de 2 a 2 em um mata-mata foi na Libertadores de 2013. Na ocasião, o Galo enfrentou o Tijuana, do México, no Independência, e avançou à semifinal da competição ao empatar em 1 a 1.
 
O jogo ficou marcado pela defesa de pênalti do próprio Victor no último minuto. Com o pé esquerdo, o goleiro impediu o tento do atacante colombiano Duvier Riascos, que chutou no meio do gol. O camisa 1 disse que tirou lições daquela situação.

“Contra o Tijuana, tínhamos buscado o 2 a 2 fora de casa, mas foi uma situação diferente, porque lá (México) saímos atrás do placar duas vezes. Mas não houve acomodação, o Tijuana também fez um grande jogo, e temos que esperar a mesma dificuldade contra o Danubio amanhã (terça-feira). Conseguimos uma pequena vantagem, mas que também não significa muita coisa. Não podemos nos acomodar, temos que jogar para ganhar porque qualquer descuido pode ser fatal. Todo foco é necessário nessa hora. Serve de aprendizado, não que tenhamos entrado ali para empatar, mas a partir do momento das dificuldades que o jogo impôs, nos seguramos, e em um lance quase perdemos. Esse é o aprendizado, sempre procurar tirar todas as possibilidades do adversário e ser fatal quando nossa oportunidade aparecer”, finalizou o goleiro. O Galo acabou como campeão da Libertadores em 2013.

O vencedor do confronto entre Atlético e Danubio enfrentará Defensor, do Uruguai, ou Barcelona de Guayaquil, do Equador. O time equatoriano venceu fora de casa por 2 a 1 na ida.



.