Atlético
None

ATLÉTICO

Ricardo Oliveira ultrapassa Pelé e Robinho na lista de maiores artilheiros brasileiros na Libertadores

Jogador do Atlético chegou a 18 gols em 27 partidas pela competição continental

postado em 12/02/2019 21:21 / atualizado em 12/02/2019 23:26

Juarez Rodrigues/EM D.A Press
O atacante Ricardo Oliveira começou a temporada 2019 disposto a quebrar recordes na carreira. Com os dois gols feitos na vitória por 3 a 2 sobre o Danubio, nesta terça-feira, no Independência, pelo jogo de volta da segunda fase da Copa Libertadores, o camisa 9 do Atlético ultrapassou Pelé e Robinho na lista dos maiores artilheiros brasileiros da competição.

Ricardo Oliveira chegou a 18 gols em 27 partidas, igualando-se a Marcelinho Carioca, ídolo do Corinthians na década de 1990, e Tita, destaque do Flamengo nos anos de 1980. Os três dividem a sexta posição. Em quinto aparece Guilherme, ex-centroavante do Galo, com 19 gols. Pelé e Robinho estão em nono lugar, com 17 gols cada. O recordista é Luizão, ex-Corinthians, Palmeiras e São Paulo, com 29 tentos.

“Sempre espero. Confio muito no meu potencial. Graças a Deus, os companheiros estão sendo muito generosos. O futebol é muito interessante porque quando o companheiro vê que você está no seu melhor dia, que as coisas estão saindo, os caras te dão a bola. Hoje tive três chances no jogo. Uma no segundo tempo, e a do primeiro tempo, que fiz os gols. O aproveitamento está ótimo, o segredo é trabalhar bastante, com muita disciplina e dedicação. Essa profissão é maravilhosa. Quero desfrutar muito disso aqui. Fico feliz que os gols estejam contribuindo para a vitória da equipe e o crescimento coletivo”, afirmou o jogador, que também o desejo de melhorar os números pessoais. “É um dos principais objetivos individuais: fazer marcas históricas. Sempre é importante, pois você deixa um legado bacana. Que essas marcas individuais venham sempre com um sucesso coletivo. Se eu faço gols, é sinônimo de que o time vai vencer. Assim esperamos que seja nesta temporada”, acrescentou.

O primeiro gol de Oliveira na noite desta terça-feira foi de pênalti. O destaque ficou por conta da jogada protagonizada por ele aos 23 minutos. O veterano de 38 anos mostrou ótimo vigor físico ao ganhar na velocidade de três marcadores até ser derrubado por Federico Cristóforo na grande área. Na cobrança da penalidade, bola de um lado e goleiro do outro.

No segundo gol, mais um grande lance do camisa 9, que se livrou de dois adversários, driblou o goleiro Cristóforo e tocou de leve na bola para o fundo das redes. Era o terceiro gol do Atlético, que parecia encaminhar de maneira tranquila a vaga na terceira fase da Libertadores. Entretanto, os dois gols do Danubio – um no fim do primeiro tempo, de Grossmüller, e outro na etapa final, em belo chute de Siles – deram ares dramáticos à classificação alvinegra. Na terceira fase, o Galo pegará o Defensor, do Uruguai.

Ricardo Oliveira chegou ao nono gol em cinco partidas pelo Atlético em 2019. Ele só passou em branco no clássico contra o Cruzeiro, no Mineirão, pela terceira rodada do Campeonato Mineiro. Quem converteu o pênalti para o Galo foi o lateral-esquerdo Fábio Santos. Já com a camisa alvinegra, desde janeiro de 2018, são 31 gols do atacante em 61 jogos. Por fim, o artilheiro contabilizou o 378º tento em 716 apresentações em quase 19 anos de carreira.

Números no Independência

A prova de que Ricardo Oliveira se sente em casa ao jogar no Independência é a boa média de gols dele no estádio: 21 em 30 partidas. “Eu me sinto muito bem jogando diante do meu torcedor, no nosso campo, isso acontece com todos os times. Jogar dentro de casa é sempre melhor. Mas no nosso campo o retrospecto é positivo. Tradicionalmente, o Independência é um campo que favorece o Atlético. Joguei aqui contra também. O nosso torcedor é muito próximo e presente. E também conhecemos muito bem o campo e o gramado. Os gols que marquei se devem a isso, porque é a casa do torcedor e do Atlético”, afirmou, em entrevista ao Estado de Minas na edição desta terça-feira.

Veja a lista de artilheiros brasileiros na Libertadores

1) Luizão - 29 gols

2) Palhinha - 25 gols (dois pelo Atlético)

3) Célio - 22 gols

4) Jairzinho - 21 gols

5) Guilherme - 19 gols (nove pelo Atlético)

6) Ricardo Oliveira, Marcelinho Carioca e Tita - 18 gols

9) Pelé e Robinho (três pelo Atlético) - 17 gols

11) Zico e Jardel - 16 gols

Os gols de Ricardo Oliveira em Libertadores

2003 (9 gols)

América de Cali-COL 1 x 5 Santos - fase de grupos - 2 gols

Santos 3 x 1 12 de Octobre-PAR - fase de grupos - 1gol

Santos 3 x 0 América de Cali-COL - fase de grupos - 1 gol

12 de Octobre-PAR 1 x 4 Santos - fase de grupos - 1 gol

Santos 1 x 1 El Nacional-EQU - fase de grupos - 1 gol

Nacional-URU 4 x 4 Santos - oitavas - 2 gols

Santos 2 x 2 Nacional-URU - oitavas - 1 gol

2006 (1 gol)

São Paulo 3 x 0 Chivas-MEX - semifinal - 1 gol

2010 (1 gol)

São Paulo 2 x 1 Internacional - semifinal - 1 gol

2017 (3 gols)

Santos 2 x 0 The Strongest-BOL - fase de grupos - 1 gol

Santos 3 x 2 Santa Fe-COL - fase de grupos - 1 gol

Santos 4 x 0 Sporting Cristal-PER - fase de grupos - 1 gol

2019 (4 gols até o momento)

Danubio-URU 2 x 2 Atlético - segunda fase - 2 gols

Atlético 3 x 2 Danubio-URU - segunda fase - 2 gols

Tags: Ricardo Oliveira libertadores2019 atacante centroavante atlético galo