Atlético
None

ATLÉTICO

Atlético consegue vitória na Fifa contra Osmanlispor por aliciamento de Patric; turcos apresentaram recurso

Lateral-direito assinou com clube da Turquia em 2015, mas acabou ficando no Galo

postado em 15/02/2019 12:46 / atualizado em 15/02/2019 14:58

Reprodução
O Atlético conseguiu uma vitória no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) no processo em que discute com o Osmanlispor o suposto aliciamento do lateral-direito Patric, ocorrido em 2015. O clube turco exige uma indenização do Atlético e recorreu da decisão.

A notícia foi veiculada inicialmente pelo portal Uol. Em conversa com o Superesportes, Lásaro Cândio da Cunha, vice-presidente do Atlético explicou detalhes do caso.

“Eles pediram uma reparação financeira e nós ganhamos. Na decisão da Fifa nós ganhamos. Teve um imbróglio, eles fizeram um pré-contrato com ele e desrespeitaram as regras da própria Fifa. E nós sustentamos a nulidade disso, em função desse desrespeito e ganhamos”, disse o dirigente.

Lásaro informou, ainda, que o Osmanlispor propôs um acordo ao Atlético, que envolvia o empréstimo do meia Dodô ao clube da Turquia. Entretanto, as tratativas não evoluíram.

“Eles fizeram interposição de recurso na corte arbitral e no início deste ano eles estavam sondando o Dodô. Houve uma conversa, mas a gente queria receber pelo empréstimo. Houve uma tentativa por parte do empresário do Dodô para tentar uma composição, para encerrar definitivamente a questão. Mas isso não foi à frente e o recurso deles está pendente. Eles estavam interessados, segundo o empresário do Dodô. Não houve nenhum aprofundamento da discussão, até porque nós ganhamos o processo”, afirmou o vice-presidente atleticano.

O processo segue sua tramitação normal e ainda não há data prevista para julgamento do recurso interposto pelo clube turco. Patric tem contrato com o Atlético até o final de 2020.


Em julho de 2015, Patric – que tinha contrato com o Atlético até dezembro daquele ano – assinou com o Osmanlispor. Pela legislação, o atleta pode assinar com outro clube no período de seis meses do fim de seu contrato. O lateral iria defender a equipe da Turquia por dois anos e chegou a ser anunciado e posar para foto com a camisa do time.

Mesmo depois do anúncio, Patric seguiu treinando normalmente no Atlético. À época, a diretoria do Galo notificou Patric e os turcos por não terem comunicado oficialmente o Atlético sobre da assinatura do contrato.

No final de 2015, o Atlético anunciou a renovação de contrato com Patric, estendendo o vínculo com o atleta até 31 de dezembro de 2018. Porém, houve mais desentendimento entre as partes e Patric afirmou que não tinha conhecimento da renovação.

Patric voltou atrás sobre a transferência para o exterior e acabou seguindo como atleta do Atlético. Em março de 2016, foi a vez do Osmanlispor notificar o Alvinegro, exigindo o cumprimento do contrato assinado com o lateral-direito.

Em maio de 2018, o Atlético oficializou mais uma renovação de contrato com Patric, até o final de 2019. No início de janeiro, houve mais um aditivo contratual que aumentou o vínculo do lateral-direito com o Galo até dezembro de 2020.

Tags: osmanlispor seriea futnacional futinternacional patric atleticomg mercadobola