Atlético
None

ATLÉTICO

Estreia de trio 'estelar' e golaço uruguaio marcaram único confronto entre Atlético e Defensor

Márcio Santos, Evair e Valdeir foram as principais contratações para 1997

postado em 18/02/2019 18:00 / atualizado em 18/02/2019 20:48

Euler Junior/EM/D.A. Press
Nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Estádio Luis Franzini, em Montevidéu, Defensor e Atlético vão se enfrentar pela segunda vez na história, pela ida da terceira fase da Copa Libertadores. O primeiro e único embate entre os clubes não carregava o peso histórico de um torneio continental. Tratava-se de um amistoso. Mas o jogo registrou três grandes estreias no Galo e um golaço dos uruguaios no Mineirão.
 
Em 20 de fevereiro de 1997, curiosamente no mesmo dia em que os times se enfrentarão pela segunda vez, o Atlético recebeu o Defensor no Gigante da Pampulha, em Belo Horizonte. O duelo marcou as estreias do zagueiro Márcio Santos, ex-Ajax, e dos atacantes Evair e Valdeir, ex-Palmeiras e ex-Fluminense, respectivamente. Todos com passagens pela Seleção Brasileira, eles eram os principais reforços do Galo para aquela temporada.
 
O jogo
 
Reprodução/Estado de Minas
Diante de 8.593 torcedores, o Galo venceu os uruguaios por 2 a 1. Logo aos 22 minutos do primeiro tempo, o goleiro dos visitantes, Haberli, foi expulso após trocar empurrões com atleticanos. Sete minutos depois, Valdeir abriu o marcador, após dividir com o zagueiro Hernández e bater no canto esquerdo de Baleato. Aos 44, o Defensor empatou com um golaço de Jorge da Silva, em cobrança de falta certeira de antes do meio-campo. Mal colocado, o goleiro Taffarel foi surpreendido e acabou encoberto.
 
O segundo gol do Galo também veio com um estreante. Aos 20 minutos, o centroavante Evair marcou o gol da vitória e a torcida foi ao delírio no Mineirão. Na comemoração, os atleticanos provocaram o atacante Reinaldo, formado no Atlético e que havia se transferido para o Cruzeiro: “Ei, você aí, avisa para o Reinaldo que artilheiro é Evair”.
 
No fim da partida, o lateral-direito Marcos Adriano foi expulso por agredir Manuel Abreu, atacante do Defensor.

Reprodução/Estado de Minas
O amistoso contra o Defensor foi disputado em meio ao Campeonato Mineiro. Dois dias antes, o Atlético havia batido o Social de Coronel Fabriciano por 2 a 0, no Independência, em Belo Horizonte, com gols de Nilo e Juninho Rodrigues, pela quarta rodada. Três dias após o duelo com os uruguaios, o Galo empatou com a Caldense por 2 a 2, no estádio Ronaldo Junqueira, em Poços de Caldas.
 
Início empolgante, futuro frustrante
 
Apesar da boa estreia dos três reforços, todos tiveram curta passagem pelo Atlético. Márcio Santos, Valdeir e Evair deixaram o Galo em maio de 1997. O primeiro fez 20 jogos, enquanto os atacantes entraram em campo 14 vezes. Eles saíram após o time ter sido eliminado nas quartas de final do Estadual pelo Villa Nova. Com isso, os jogadores não participaram da campanha do título alvinegro da Copa Conmebol daquela temporada, disputada de julho a dezembro.
 
Ficha técnica: Atlético 2 x 1 Defensor-URU

Atlético

Taffarel; Marcos Adriano, Ademir, Márcio Santos e Dedê; Gutemberg, Doriva e Alex Oliveira (Alcir); Valdeir (Juninho Rodrigues), Evair e Leandro Tavares (Nilo)

Técnico: Eduardo Amorim
 
Defensor

Emílio Haberli; Traversa (Leonardo Sum), Hernández, Dos Santos e Tabaré Silva; Fleuquin, Muniz (Stagno) e Jorge da Silva (Olivera); Chileli, Biscayzacu (Baleato) e Manuel Abreu

Técnico: Ricardo Ortiz
 
Gols: Valdeir, aos 29’ do 1ºT, e Evair, aos 22’ do 2ºT (CAM); Jorge Da Silva, aos 44’ do 1ºT (DEF)

Cartões amarelos: Valdeir, Taffarel, Gutemberg e Alcir (CAM); Hernández, Traversa, Jorde Da Silva (DEF)
 
Público: 8.593 torcedores
 
Renda: R$ 76.180,00
 
Motivo: amistoso

Data e horário: quinta-feira, 20 de fevereiro de 1997, às 21h (de Brasília)

Local: Mineirão, em Belo Horizonte, Minas Gerais

Tags: atleticomg seriea futnacional interiormg libertadores2019 futinternacional uruguaiofut defensor