Atlético
None

ATLÉTICO

Em cidade onde vai bem, Ricardo Oliveira tenta se aproximar de marcas históricas pelo Atlético

Atacante é a principal esperança ofensiva do time contra o Defensor-URU

postado em 20/02/2019 08:30 / atualizado em 20/02/2019 11:03

<i>(Foto: Bruno Cantini/Atlético)</i>

Ainda é cedo para imaginar até onde irá o Atlético nesta edição da Copa Libertadores. Sabe-se, porém, que a trajetória do time alvinegro dependerá muito do desempenho de Ricardo Oliveira. E, se mantiver a boa fase do início da temporada, o centroavante de 38 anos caminhará a passos largos para fazer história.


Em 2019, Ricardo Oliveira jogou cinco partidas e marcou nove gols. Pela Copa Libertadores, foi às redes quatro vezes nas duas partidas diante do Danubio-URU. O próximo desafio pela principal competição internacional - da qual o centroavante já é artilheiro, ao lado do atacante argentino Adrián Martínez, do Libertad-PAR - será nesta quarta-feira, contra o Defensor-URU.

E o jogo, pela ida da terceira fase, será numa cidade onde Ricardo Oliveira vai bem: Montevidéu. Nas duas partidas que fez na capital uruguaia, o atacante marcou quatro vezes. O problema é que nenhum dos dois jogos terminou com vitória. Veja a seguir:

  • Nacional-URU 4 x 4 Santos - 23/04/2003 - Ida das oitavas de final da Copa Libertadores, no estádio Centenário - Ricardo Oliveira fez dois gols
  • Danubio-URU 2 x 2 Atlético - 05/02/2019 - Ida da segunda fase da Copa Libertadores, no estádio Luis Franzini - Ricardo Oliveira fez dois gols

Nesta quarta-feira, a partir das 21h30, o Atlético visitará o Defensor no estádio Luis Franzini. A partida de volta está marcada para a quarta seguinte, dia 27 de fevereiro, no mesmo horário, no Independência. A equipe que avançar disputará o grupo E, que conta com Nacional-URU, Cerro Porteño-PAR e Zamora-VEN.

Marcas históricas


Pode-se dizer que Ricardo Oliveira já fez história pelo Atlético. Afinal, foi com a camisa alvinegra que o centroavante ultrapassou ninguém menos que Pelé na lista de artilheiros brasileiros na Libertadores. São 18 gols marcados - um a mais que o ‘Rei do Futebol’.

Ricardo Oliveira é o sexto brasileiro com mais gols na principal competição continental, ao lado de Marcelinho Carioca e Tita. Ex-jogador do Atlético, Guilherme tem 19. O líder da lista é Luizão, que foi às redes 29 vezes em partidas da Libertadores.

Mas não é apenas essa a marca histórica que Ricardo Oliveira persegue. O centroavante tenta se tornar apenas o segundo jogador do Atlético - clube com tradição de ter grandes artilheiros - a ser o principal goleador de uma Libertadores. Apenas Jô conseguiu a façanha, quando fez sete gols na campanha do título de 2013.

Ricardo Oliveira já foi artilheiro da competição. Em 2003, ano em que completou 23 anos, o atacante fez nove gols com a camisa do vice-campeão Santos. O argentino Marcelo Delgado marcou a mesma quantidade pelo campeão Boca Juniors.

Com os quatro gols, o centroavante alvinegro é o oitavo jogador que mais marcou pelo Atlético em Libertadores. À frente dele estão Jô (11), Guilherme (nove), Lucas Pratto (sete), Cazares (sete), Diego Tardelli (seis), Fred (seis) e Ronaldinho Gaúcho (cinco). Ricardo Oliveira está longe do topo. Mas quem ousa duvidar?

Veja a lista de artilheiros brasileiros na Libertadores

1) Luizão - 29 gols
2) Palhinha - 25 gols (dois pelo Atlético)
3) Célio - 22 gols
4) Jairzinho - 21 gols
5) Guilherme - 19 gols (nove pelo Atlético)
6) Ricardo Oliveira, Marcelinho Carioca e Tita - 18 gols
9) Pelé e Robinho (três pelo Atlético) - 17 gols
11) Zico e Jardel - 16 gols

Os gols de Ricardo Oliveira em Libertadores

2003 (9 gols)

América de Cali-COL 1 x 5 Santos - fase de grupos - 2 gols
Santos 3 x 1 12 de Octobre-PAR - fase de grupos - 1gol
Santos 3 x 0 América de Cali-COL - fase de grupos - 1 gol
12 de Octobre-PAR 1 x 4 Santos - fase de grupos - 1 gol
Santos 1 x 1 El Nacional-EQU - fase de grupos - 1 gol
Nacional-URU 4 x 4 Santos - oitavas - 2 gols
Santos 2 x 2 Nacional-URU - oitavas - 1 gol

2006 (1 gol)

São Paulo 3 x 0 Chivas-MEX - semifinal - 1 gol

2010 (1 gol)

São Paulo 2 x 1 Internacional - semifinal - 1 gol

2017 (3 gols)

Santos 2 x 0 The Strongest-BOL - fase de grupos - 1 gol
Santos 3 x 2 Santa Fe-COL - fase de grupos - 1 gol
Santos 4 x 0 Sporting Cristal-PER - fase de grupos - 1 gol

2019 (4 gols até o momento)

Danubio-URU 2 x 2 Atlético - segunda fase - 2 gols
Atlético 3 x 2 Danubio-URU - segunda fase - 2 gols

Tags: atleticomg interiormg futnacional seriea galo libertadores2019