Atlético
None

COPA LIBERTADORES

'Macaco' e 'cucaracha': antes de jogo contra o Atlético, postagem do Defensor vira 'arena' de insultos entre torcedores

Clubes decano e mineiro se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h30

postado em 20/02/2019 11:55 / atualizado em 20/02/2019 12:10

<i>(Foto: Reprodução/Instagram Defensor Sporting Club @defensorsp)</i>
Uma postagem do Defensor em seu perfil oficial no Instagram virou uma “arena” de insultos entre torcedores uruguaios e do Atlético. A publicação informa sobre a partida desta quarta-feira, às 21h30, no Estádio Luis Franzini, em Montevidéu, capital do Uruguai, pela ida da terceira fase da Copa Libertadores. Nos comentários, porém, o clima é de hostilidade total, a ponto de alguns fazerem ofensas racistas a brasileiros e tratarem até equatorianos como “cucarachas” (baratas).

Depois de alguns comentários de atleticanos em tom de apoio ao Galo, um uruguaio respondeu com ícones de banana e acrescentou: “Macacos, desde Maracanã, em 1950, estão chorando”. “‘Pobrezito’, pede comida desde que os espanhóis deixaram seu país e seus habitantes comendo merda”, respondeu o atleticano. “Você se sente marginalizado por falar um idioma diferente? Lembre-se que o resto dos países do seu continente falam espanhol, vocês são macacos de Portugal hahahah”, retrucou o torcedor violeta.

Insultos xenofóbicos também foram disparados nos comentários da publicação, por ambas as partes. A troca de xingamentos e falta de civilidade não se restringiu apenas a alguns atleticanos e uruguaios. Torcedores do Barcelona de Guayaquil, do Equador, eliminado pelo Defensor na segunda fase depois da escalação irregular de um jogador, também foram citados.

Em outros comentários, atleticanos seguiram com mensagens como “aqui é Galo. Respeita”. Já um equatoriano publicou: “Medíocres. Goleiem eles”. Um torcedor uruguaio respondeu: “Você não existe, macaco”. E outro, fazendo alusão a uma barata, disse: “Vão comentar as postagens do Deportivo Cucaracha (Barata), que jogam no domingo”.

Em meio às postagens agressivas, um comentário de um torcedor uruguaio tentou apaziguar a situação: “Bem-vindos irmãos brasileiros a esta página, creio e espero que seja com respeito, já que a mesma é vista também por mulheres e crianças. Ultimamente temos visto muitas grosserias, insultos e palavras baixas. Isso é competição, e em toda competição existe regulamento, que abrangem torcedores, jogadores e comissão técnica. Sorte para esta noite, que seja um grande espetáculo”.

A vaga na fase de grupos será decidida na próxima quarta-feira, às 21h30, no Independência, em Belo Horizonte, pela volta do confronto. A equipe que avançar entrará na chave de Nacional, do Uruguai, Cerro Porteño, do Paraguai, e Junior de Barranquilla, da Colômbia.

Tags: atleticomg seriea futnacional interiormg uruguaiofut futinternacional libertadores2019