Superesportes

ATLÉTICO

Diretor da Minas Arena detalha acordo que levará Atlético de volta ao Mineirão

Time alvinegro mandará quatro partidas no estádio nos próximos meses

João Vitor Marques
Mineirão receberá quatro partidas do Atlético nos próximos meses - Foto: Divulgação/Minas Arena

Depois de 574 dias, o Atlético finalmente voltará a mandar uma partida no Mineirão. A diretoria alvinegra fez acordo com a Minas Arena - concessionária que administra o estádio - válido por quatro partidas: o clássico com o América, pela 10ª rodada do Campeonato Mineiro, e os duelos contra Cerro Porteño-PAR, Nacional-URU e Zamora, pela fase de grupos da Copa Libertadores. Mas quais são os termos do contrato? O que o clube precisará pagar?

Em entrevista ao Superesportes, o diretor comercial da Minas Arena, Samuel Lloyd, falou sobre a relação com a diretoria do Atlético e detalhou o acordo. Leia a seguir:

Como a Minas Arena avalia o acordo com o Atlético?

Foi uma relação ‘ganha-ganha’. Boa para o Mineirão e boa para o clube. Sempre quisemos trazer o Atlético de volta, respeitando sempre a decisão da diretoria (do Atlético). Sempre quisemos chegar a um balanço positivo. É uma relação que é boa para as duas partes.
A torcida do Atlético precisava de uma arena maior para comportar mais torcedores. Os últimos ingressos (para o jogo contra o Defensor-URU) se esgotaram antecipadamente. O Mineirão é um palco que a competição merece, pois é a principal competição das Américas. O Mineirão virou a casa da Libertadores para os times mineiros. Para a gente, é um motivo de grande alegria, de grande felicidade.

O que o Atlético terá que pagar para jogar no Mineirão?

O Atlético não vai precisar pagar aluguel. O Atlético paga por todos os custos e despesas para realização da partida, os custos de empresas terceirizadas, de segurança, de limpeza, de gradeamento de estádio, conta de água e luz do dia da partida. É tudo o que ele precisa contratar para a realização de uma partida. 

Os parâmetros nesse tipo de negociação costumam ser esses?

De forma geral, são esses os parâmetros. Varia, por exemplo, a quantidade de camarotes disponíveis para o clube. Temos muitos clientes que compram camarotes. Então, isso depende da disponibilidade dos camarotes.

Qual a carga de ingressos do Atlético?

É um pouco mais (que 54 mil), pois vai vender também os ingressos do setor Vermelho Inferior, que, pelo edital de PPP (Parceria Público-Privada), teoricamente poderiam ser da Minas Arena. Isso tem sido uma prática comum no Atlético e no Cruzeiro. O Cruzeiro também tem vendido. Ficamos com um pouco menos para o mineirão.
O Atlético ainda não definiu a capacidade de público dele, então ainda não dá para precisar a carga de ingressos do clube. A renda fica com eles. A renda não passa pela Minas Arena.

E como a Minas Arena ganha?

Somos remunerados através da venda das áreas VIP, camarotes e do setor que chamamos de Mineirão Tribuna. É uma receita que fica com a gente. Somos remunerados também pelo estacionamento e ganhamos uma receita proveniente das vendas dos bares e das lanchonetes. E tem um ganho de imagem, de reputação, de se posicionar como uma arena neutra e multiuso, casa dos clubes.

Já há negociação para que o Atlético mande jogos no Mineirão se avançar ao mata-mata da Libertadores?

Não. Estamos dando um passo de cada vez. É avaliar como vai ser esse período de fase de grupos primeiro. É uma decisão importante e corajosa da diretoria do Atlético, diante de um fato novo na atual gestão. Gostaria de fazer um pedido para a torcida.
Esse esforço feito por ambas as partes, além de ter benefícios para Mineirão e Atlético, é para atender um anseio do torcedor. Contamos que o torcedor compre de forma antecipada, pois isso comunica que as duas administrações tomaram a medida correta de levar as partidas para o Mineirão. Está sendo preparada uma grande festa. Quem faz a festa são os torcedores.

Veja a seguir quando o Atlético jogará no Mineirão como mandante:

  • Atlético x Cerro Porteño - quarta-feira, 6 de março, às 19h15, pela 1ª rodada do Grupo E da Copa Libertadores
  • Atlético x América - domingo, 17 de março, às 16h, pela 10ª rodada do Campeonato Mineiro
  • Atlético x Zamora - quarta-feira, 3 de abril, às 19h15, pela 3ª rodada do Grupo E da Copa Libertadores
  • Atlético x Nacional - terça-feira, 23 de abril, às 21h30, pela 5ª rodada do Grupo E da Copa Libertadores
.