Atlético
None

ATLÉTICO

Recorde à vista? Mesmo com reservas, Atlético pode alcançar melhor desempenho defensivo no Mineiro

Em nove partidas disputadas, Alvinegro foi vazado apenas três vezes

postado em 15/03/2019 07:00 / atualizado em 15/03/2019 11:34

<i>(Foto: Bruno Cantini/Atlético)</i>

Após a derrota para o Nacional, no Uruguai, pela Copa Libertadores, o Atlético volta as atenções para o Campeonato Mineiro. No domingo, às 16h, no Mineirão, o Alvinegro recebe o América e, em caso de vitória, garantirá a liderança da primeira fase com uma rodada de antecedência. Mesmo com o time reserva em campo na maioria das partidas o objetivo traçado antes do início da competição pode ser alcançado.

A utilização de reservas não afetou o desempenho. O time vem de seis vitórias consecutivas, sendo cinco com a equipe alternativa, e só perdeu uma vez, quando o ‘terceiro time’ entrou em campo. 

Com a campanha atual, o Atlético está perto de quebrar um recorde do próprio clube na competição. Desde que o campeonato passou a ser disputado neste formato (12 clubes na primeira fase e mata-mata para definir o campeão), o time nunca teve uma defesa tão consistente na etapa classificatória. 

Na Campeonato Mineiro, o Atlético sofreu apenas três gols em nove jogos realizados. Restam apenas duas partidas - contra América, no Mineirão, e Tupynambás, em Juiz de fora -, e o time ainda pode ser vazado três vezes que terá o seu melhor desempenho.

Nos números contabilizados nas edições realizadas neste século, o melhor desempenho do Atlético foi nos anos de 2008, 2012 e 2015, este último com Levir Culpi no comando. Nas três temporadas, o time foi vazado sete vezes na primeira fase. 

Já a pior campanha defensiva do Atlético aconteceu em 2011. Com Dorival Júnior como treinador, a equipe levou 15 gols na primeira fase do Campeonato Mineiro.

Recorde é do rival

A melhor defesa na primeira fase do Estadual é do Cruzeiro de 2018. No ano passado, a equipe celeste levou apenas dois gols em 11 partidas. 

O Atlético já teve a melhor defesa da primeira fase em três temporadas: 2001 (oito gols sofridos), 2008 (8 gols sofridos) e 2012 (sete gols sofridos). Destas campanhas, o time terminou campeão apenas em 2012, quando conquistou a taça de forma invicta. 

Veja o desempenho defensivo do Atlético e as melhores defesas de cada fase classificatória do Campeonato Mineiro neste modelo de disputa.

O Portal Uai e o Superesportes levam o torcedor atleticano ao Mineirão para conferir o clássico entre Atlético e América de perto. Clique e aqui e saiba como concorrer.

Tags: defesa mineiro interiormg galo atlético