Atlético
None

ATLÉTICO

Inspirações para o Atlético: times com nove pontos avançaram 45 vezes na Libertadores

Time alvinegro sonha com classificação para as oitavas de final da competição

postado em 23/04/2019 08:00

<i>(Foto: AFP)</i>
Para avançar às oitavas de final da Copa Libertadores, o Atlético precisa terminar a fase de grupos com nove pontos. Chegar a esse número, entretanto, não garante vaga no mata-mata. Para se classificar, o time alvinegro precisa que o Nacional-URU perca os dois jogos que faltam e ainda que a desvantagem no saldo - atualmente em seis gols - se reverta.

Apesar da dificuldade da tarefa, há outros exemplos de equipes que foram às oitavas de final da Libertadores com nove pontos ganhos. Segundo levantamento do FutDados - site especializado em estatísticas -, 72 vezes um time terminou a fase de grupos com essa pontuação a partir de 2000, ano em que o torneio passou a ter o formato atual. Em 45 oportunidades (62,5%) esse desempenho foi suficiente para avançar ao mata-mata. Os anos 2004 e 2010 foram excluídos da conta, já que tiveram fórmulas de disputa alteradas.

Veja a lista na galeria a seguir:


O próprio Atlético conseguiu o ‘feito’ em duas oportunidades. Em 2000, o time ficou atrás apenas do Bolívar-BOL, que fez dez pontos. Bella Vista-URU, com nove, e Cobreloa-CHI, com seis, foram eliminados.

Nas oitavas de final, o Atlético deixou para trás o Athletico-PR, nos pênaltis. Na fase seguinte, a eliminação. O Corinthians levou a melhor ao vencer o confronto por 3 a 2 no placar agregado.

Na temporada 2015, nove pontos bastaram para que o Atlético terminasse o Grupo A na segunda colocação, atrás apenas do Santa Fe-COL (12). Colo Colo-CHI, com nove, e Atlas-MEX, com seis, foram eliminados.

No mata-mata, o Atlético foi eliminado pelo Internacional, já nas oitavas de final. Em Belo Horizonte, empate por 2 a 2. Em Porto Alegre, triunfo colorado por 3 a 1.

Missão alvinegra

Em 2019, o próximo desafio do Atlético em busca do ‘milagre’ é nesta terça-feira, às 21h30. O time alvinegro enfrenta o Nacional-URU, no Mineirão, pela quinta rodada do Grupo E. É vencer ou vencer para alimentar o sonho da classificação.

Tags: libertadores2019 galo seriea futnacional interiormg atleticomg