Atlético
None

ATLÉTICO

Sem acordo com Juan Carlos Osorio, Atlético volta à estaca zero na busca por novo treinador

Conversas entre Atlético e Osorio começaram no início de maio

postado em 18/05/2019 16:43 / atualizado em 18/05/2019 23:53

<i>(Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)</i>
O Atlético não chegou a um acordo com o técnico colombiano Juan Carlos Osorio, de 57 anos, e volta à estaca zero na busca um novo comandante. Desde que demitiu Levir Culpi, em 11 de abril, o clube também tentou as contratações de Tiago Nunes, do Athletico Paranaense, e Rogério Ceni, do Fortaleza. Ambos agradeceram os convites. 

O interino Rodrigo Santana, de 36 anos, já está no cargo há mais de um mês e ainda não teve nenhuma sinalização de que pode permanecer como efetivo. O diretor de futebol Rui Costa já declarou mais de uma vez que, no momento, a prioridade do Atlético é encontrar um técnico de maior peso no mercado e que tenha conceitos modernos do futebol.

“É o perfil que todos os clubes querem hoje. É o perfil de um treinador que tenha conceitos muito claros, que entenda a grandeza do clube, que proponha o jogo de forma protagonista, que tenha claro que um treinador precisa fazer parte da rotina diária do clube, que tenha a capacidade de entender o que clube precisa, que seja parceiro do clube, que tenha conceitos modernos de futebol”, disse, já em 24 de abril, após as negativas de Nunes e Ceni.

As conversas entre Atlético e Osorio começaram no início de maio. Segundo o jornalista colombiano Carlos Velez, da Rádio Antena 2, Rui Costa esteve entre os dias 4 e 5 de maio em Medellín e apresentou ao treinador o projeto do clube. No entanto, a pedida salarial alta e outras exigências feitas por Osorio pesaram na decisão do Galo de não bater o martelo. De acordo com informações obtidas pela Rádio Itatiaia com fontes do Atlético, ele não será mais contratado.

Procurado pela reportagem, o treinador colombiano não se pronunciou.

Juan Carlos Osorio começou a carreira de treinador no Millonarios da Colômbia, em 2006. Dirigiu clubes de várias partes do mundo, como o Chicago Fire-EUA, New York Red Bulls-EUA, Once Caldas-COL, Puebla-MEX e Atlético Nacional-COL. No Brasil, comandou o São Paulo, em 2015, mas acabou deixando o Tricolor para assumir a Seleção do México. Além da mexicana, Osorio também esteve à frente da Seleção Paraguaia.

Indecisão

Nesse período de interinidade, Rodrigo Santana já comandou o Atlético em dez jogos, com cinco vitórias, dois empates e três derrotas. O time marcou dez gols e sofreu dez.

No Galo, Santana passa por momento parecido ao que Thiago Larghi viveu em 2018, logo após a demissão de Oswaldo de Oliveira. O atual interino está na função de técnico desde 11 de abril. Ao todo, são 38 dias no comando.

Thiago Larghi ficou 4 meses e 16 dias como interino em 2018, até ser efetivado pelo presidente Sérgio Sette Câmara e o então diretor de futebol Alexandre Gallo. Ele substituiu Oswaldo de Oliveira no cargo em 9 de fevereiro do ano passado e teve o nome confirmado como treinador “titular” só em 25 de junho.

Como interino, Larghi comandou o Galo em 32 jogos e acumulou 18 vitórias, seis empates e oito derrotas. O aproveitamento à época era de 60,4%.

Assim como fazia Larghi, Rodrigo Santana evita declarações que demonstrem o desejo de assumir o cargo de vez. Na quinta-feira, durante festa de lançamento do uniforme do Atlético, ele manteve sua discrição em entrevista ao Superesportes. “A expectativa é sempre estar ajudando o Atlético. Independentemente se é interinamente, se é na comissão técnica. Estou muito feliz, muito tranquilo de estar trabalhando aqui, procurando sempre dar o meu melhor para estar ajudando”.



A CRONOLOGIA DA INTERINIDADE DE THIAGO LARGHI

9/2/2018 – Demissão de Oswaldo de Oliveira.

No mesmo dia, inicia-se a interinidade do auxiliar Thiago Larghi.

Como interino, Larghi comandou o Atlético em 32 partidas, vencendo 18, empatando seis e perdendo apenas oito. O aproveitamento era de 60,4%.

Nesse período, Cuca e Fábio Carille foram tentados pelo Atlético.

25/6/2018 – Efetivação de Thiago Larghi como técnico do Atlético.

Total: 4 meses e 16 dias (136 dias de espera)

-

A CRONOLOGIA DA INTERINIDADE DE RODRIGO SANTANA

11/4/2019 – Demissão de Levir Culpi.

No mesmo dia, inicia-se a interinidade de Rodrigo Santana, então técnico do time sub-20.

12/4/2019 – Tiago Nunes, do Athletico Paranaense, recusa proposta do Atlético.

Márcio Celso Petraglia, presidente do Conselho do Athletico-PR, dispara no Twitter:

Incrível, é verdade, o “Mineiro” de forma antiética fez proposta milionária ao nosso técnico TNunes! O próprio presidente, seu vice e o traria Rui Costa participaram em viva voz do telefonema!Desespero total! Esqueceram eles que o TN é de homem de palavra trabalha no Paranaense!

13/4/2019 – Tiago Nunes se manifesta sobre a oferta do Atlético:

Desde o princípio da minha carreira como profissional, sempre mantive uma postura íntegra e séria nas relações com os clubes por onde passei. Já comandei 22 equipes do futebol brasileiro das mais diferentes culturas e metodologias. No Athletico, encontrei um lugar para colocar minhas ideias sobre futebol em prática em sua totalidade e fomos extremamente felizes durante a temporada de 2018. Junto da minha comissão técnica, funcionários e jogadores, tivemos um ano mágico para o Clube. Tudo isso conquistado com muita confiança e seriedade.

Confio muito que as relações humanas transparentes não deixam dúvidas sobre os nossos atos e sobre a forma com que conduzimos nossa trajetória. O contato e, posteriormente, proposta oficial formalizada pelo Atlético Mineiro foi recebida por mim e meu representante de maneira honesta. Cumprimos tudo dentro do correto para que os diretores do Athletico tomassem conhecimento e pudessem analisar a oferta. Em conversa com o Presidente do Conselho Deliberativo do Athletico, Mario Celso Petraglia, decidimos pela minha permanência na instituição que me acolheu tão bem e deu condições para exercer minha função da melhor maneira.

Agradeço a lembrança dos profissionais que trabalham na equipe mineira pela proposta e maneira como me trataram nestes últimos dois dias em que mantivemos contato. Sigo meu trabalho com a consciência tranquila e a certeza de que caminhamos na trilha certa para alcançar os objetivos traçados para a temporada.

Saudações,

Tiago Retzlaff Nunes

Entre 14 e 21/4/2019 – Rogério Ceni, do Fortaleza, também agradece convite do Atlético:

“O Rui (Costa) me ligou. Ele foi muito bacana, me tratou muito bem. Estávamos nas finais do Cearense e ficamos para conversar depois. Mas estou com alguns problemas: meu pai está muito doente. Aqui (Fortaleza), eu já tenho um ritmo de trabalho. As pessoas que trabalham comigo sabem o sistema de jogo que eu utilizo, os jogadores já estão adaptados com meu trabalho. Se eu fosse naquele momento, não só para o Atlético-MG, qualquer outro clube, eu teria que mergulhar e conhecer a fundo jogadores, comissão... Lógico, a estrututa do Atlético é incomparável, mas você montar um plano de jogo leva um tempo", começou Ceni ao canal Fox Sports.

Entre 4 e 5/5/2019 – Conversas de Rui Costa com Juan Carlos Osorio, em Medellín.

17/5/2019 – Atlético desiste de contratar Juan Carlos Osorio, segundo a Rádio Itatiaia.

18/5/2019 – Vitória por 2 a 1 sobre o Flamengo.

Total: 1 mês e 7 dias (38 dias de indefinição)

Tags: juan carlos osorio levir culpi rodrigo santana técnico copadobrasil sulamericana seriea atleticomg