Superesportes

ATLÉTICO

Atlético é o time com menos jogos sem sofrer gols no Brasileiro

Próximas partidas são com os três melhores ataques da competição

Túlio Kaizer João Vitor Marques
Atlético, do goleiro Cleiton, levou gol nos últimos 13 jogos - Foto: Bruno Cantini/Atlético
Atlético vive sequência ruim na temporada 2019. Depois de um início promissor no Campeonato Brasileiro, o time caiu de produção e amarga sequência ruim de resultados. São seis derrotas nos últimos oito jogos. Com o revés de virada para o Vasco, na última quarta-feira, no Independência, o time chegou a 13 partidas seguidas com gols sofridos. Na Série A, a defesa só passou ilesa em três das 22 rodadas realizadas.

Os números são ruins e evidenciam a crise técnica que vive o time alvinegro. O técnico Rodrigo Santana está pressionado por bons resultados. No entanto, ele conta com a confiança do presidente Sérgio Sette Câmara e o diretor de futebol Rui Costa. Ambos entendem que o treinador precisa de mais tempo para que o trabalho possa voltar a render bons resultados, como foi durante o início do Campeonato Brasileiro e a campanha na Copa Sul-Americana.

Durante período do segundo semestre, o Atlético chegou a ficar quatro partidas seguidas sem levar gols.
A defesa era, naquele momento, o ponto forte da equipe. Os jogadores tentam entender o que aconteceu nas últimas semanas para a queda de produção. O zagueiro Iago Maidana, que voltou ao time titular após quase três meses, lamenta a produção baixa da equipe nas últimas partidas.

“É algo que me deixa muito chateado, essa questão de gols sofridos. Não só eu, mas toda a defesa. Chegamos a ficar quatro jogos sem levar gols (contando Brasileiro e Copa Sul-Americana) e ficamos bem confiantes. Temos que tentar retomar essa confiança. Nossa equipe tem qualidade e temos capacidade de voltar ao bom momento, voltar a não levar gols. Vamos nos fechar, falar que não vamos levar gols. Temos potencial para isso. Temos que nos impor, mostrar o que é o Atlético”, relatou o zagueiro.


A partir de agora, o Atlético entra na fase mais complicada do Campeonato Brasileiro. Nas próximas rodadas, o Galo vai encarar os três melhores ataques da Série A: Flamengo (48 gols marcados), Palmeiras (38) e Grêmio (37). Os adversários fazem a preocupação com o sistema defensivo do time comandado por Rodrigo Santana ficar ainda maior. 

"Temos uma equipe qualificada. Fizemos bons jogos contra Palmeiras, Flamengo e Grêmio no primeiro turno.
É 11 contra 11. Precisamos tirar o nosso melhor, colocar dentro de campo e vencer. Temos condições de vencer. Temos que ir lá para incomodar. Acredito muito na questão da vontade, da raça. Precisamos disso agora. Temos que querer vencer", ressaltou Maidana.

No Campeonato Brasileiro, o Atlético só passou três jogos sem sofrer gols: 4 a 0 sobre o CSA, no Independência, pela 7ª rodada; 0 a 0 com o Goiás, no Serra Dourada, pela 12ª rodada; e 2 a 0 sobre o Cruzeiro, no Horto, pela 13ª rodada. O Galo é, ao lado do Fluminense, o pior da Série A no quesito.

Mudanças?


Para o jogo contra o Palmeiras, domingo, às 16h, no Allianz Parque, a tendência é de que o técnico Rodrigo Santana mexa na equipe atleticana. O treinador espera pelo retorno de Réver, desfalque contra o Vasco por causa de dores musculares. Caso o capitão não tenha condições de jogo, Maidana será mantido na equipe.

Outra mudança que deve acontecer é a entrada de Zé Welison no lugar de Nathan.
Rodrigo Santana deixou claro que utilizou o meia como primeiro volante nos jogos contra Ceará e Vasco para melhorar a saída de bola da equipe. Como o Atlético vai precisar de mais força defensiva no duelo contra o Palmeiras, o volante deve retornar ao time. 

Número de jogos sem levar gols no Brasileiro


1º Bahia e Corinthians - 12
3º Palmeiras - 10
4º Santos e São Paulo - 9
6º CSA, Flamengo, Grêmio e Internacional - 8
10º Athletico-PR, Botafogo, Cruzeiro e Goiás - 7
14º Avaí - 6
15º Ceará - 5
16º Chapecoense, Fortaleza e Vasco - 4
19º Atlético e Fluminense - 3
.