Atlético
None

ATLÉTICO

Guga, do Atlético, rebate críticas sobre não saber marcar: 'Não sei de onde tiraram isso'

Lateral-direito do Galo rebateu críticas e citou números de suas atuações

postado em 25/10/2019 06:00 / atualizado em 24/10/2019 14:32

<i>(Foto: Bruno Cantini / Atletico)</i>

Após momentos de instabilidade durante a temporada, Guga parece ter ganhado a disputa com Patric pela vaga da lateral-direita do Atlético. Atual titular e com convocações constantes para a Seleção Olímpica, Guga é frequentemente avaliado como um jogador que chega bem ao ataque, mas que teria deficiência na marcação. Ele rebateu as críticas.

"A questão de não saber marcar, eu não sei de onde estão tirando isso. Ano passado, fiquei em segundo no Campeonato Brasileiro da Série B em desarmes. Se pegarem os números, vão ver que é totalmente diferente do que o povo fala. Não sei de onde tiraram isso que eu não sabia marcar, mas eu só posso mostrar que é diferente dentro do campo. E está acontecendo isso. Eu sempre trabalhei muito forte. Isso aí não me abala, não. Pelo contrário, só me dá mais força ainda para mostrar que realmente eu sei marcar", afirmou o lateral.

De acordo com o site Footstats, Guga fez 104 desarmes (94 certos) em 36 jogos na Segunda Divisão de 2018, quando atuava pelo Avaí. Ele ficou atrás apenas do volante Yuri, do CSA, que desarmou 116 vezes (105 certas) em 30 jogos.

Guga também ficou bem posicionado no ranking de outro fundamento defensivo. Ele foi o quinto jogador que mais interceptou jogadas adversárias. Foram 15 interceptações (14 certas) na Série B do ano passado.

Números de 2019


<i>(Foto: Bruno Cantini / Atletico)</i>
Nos últimos meses, o Guga mostrou evolução na marcação e ganhou a confiança da comissão técnica. Desde a chegada de Vagner Mancini, o jovem lateral, de 21 anos, lidera a equipe em desarmes.

Nas cinco últimas partidas do Galo, Guga foi titular em três - contra Palmeiras, CSA e Santos (contra Flamengo e Grêmio, únicas derrotas nessa sequência, ele estava com a Seleção Brasileira Sub-23). Nas oportunidades que teve, ele foi um dos jogadores que mais conseguiu desarmes: foram oito, mesmo número de Luan. Apesar dos bons números, o lateral-direito foi responsável por cometer o pênalti em cima de Jonatan Gomez, do CSA, que garantiu ao time alagoano o empate por 2 a 2, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Guga jogou 13 vezes no Brasileirão, todas como titular. Foram 24 desarmes na competição, média de 1,8 por jogo (Patric, em 16 jogos, soma 23 roubadas de bola). Nas últimas três rodadas, a média foi de 2,6. A evolução defensiva, comprovada pelos números, não fizeram o lateral-direito ser um jogador menos participativo nas ações ofensivas do Atlético.

Desde que reassumiu a titularidade, contra o Palmeiras, Guga soma três cruzamentos certos (dois errados), uma assistência e cinco para finalizações. No Brasileiro, ele tem quatro passes para gol, liderando, de forma isolada, o quesito na equipe.

Tags: galo guga interiormg futnacional seriea