Atlético
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Atlético recebe Goiás para se distanciar do Z4 do Brasileiro e afastar 'trauma' do Mineirão

Equipes se enfrentam nesta quarta-feira, às 20h, pela 31ª rodada do Brasileiro

postado em 06/11/2019 06:30 / atualizado em 05/11/2019 19:25

<i>(Foto: Bruno Cantini/Atlético)</i>
Mandar partidas no Mineirão tem sido um “trauma” para o Atlético em 2019. Palco de derrotas marcantes e eliminações de torneios continentais nesta temporada, o estádio voltará a receber uma partida da equipe alvinegra nesta quarta-feira, a partir das 20h. Contra o Goiás, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, os comandados do técnico Vagner Mancini tentam deixar as más lembranças de lado para afastar o time da zona de rebaixamento.

O Atlético inicia a rodada na 13ª colocação, com 36 pontos - cinco a mais que o Fluminense, primeiro time no Z4. Segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o time alvinegro tem apenas 5,6% de chances de cair para a Série B. O problema, porém, vai além das probabilidades. O desempenho da equipe é ruim. Foram apenas duas vitórias nas últimas 16 rodadas.

Mistério total no Atlético


Na Cidade do Galo, a semana é tratada como decisiva para buscar uma reviravolta no Campeonato Brasileiro. Depois de receber o Goiás, o Atlético voltará a jogar no Mineirão na próxima rodada. Neste domingo, a partir das 16h, o adversário será o Cruzeiro. “O jogo contra o Goiás é extremamente importante para a gente. A massa precisa estar junto, que cante do início ao final, que esqueça a vaia, não pegue no pé de um atleta ou outro, para que a gente possa estar concentrado. Juntos, vamos sair dessa situação. É uma semana importante para a gente, porque temos o Goiás e depois vai para o domingo (clássico), que é especial também”, avaliou o lateral-direito Patric, que deve ser titular nesta quarta.

Guga, o “dono” da posição, não deve participar do jogo contra o Goiás. O jovem de 21 anos não participou integralmente dos treinos durante a semana por ter se envolvido em um choque de cabeças com Carlinhos, durante o empate por 2 a 2 com o Fortaleza no último sábado. Com isso, Patric será titular na direita, e Fábio Santos recupera a posição na ala esquerda.

No meio-campo, muito mistério. O técnico Vagner Mancini não permitiu a presença dos jornalistas no treinamento dessa terça-feira. As principais dúvidas são sobre o substituto do lesionado Nathan e se David Terans seguirá na equipe. Destaques no segundo tempo contra o Fortaleza, os jovens Bruninho e Marquinhos podem ganhar oportunidade no time titular. Cazares, Elias e Vinicius são outras alternativas. Certo é que Luan e Otero (de volta após cumprir suspensão) estão confirmados no time.

Retrospecto no Mineirão


Local de grandes atuações e títulos históricos do Atlético ao longo de mais de 50 anos, o Mineirão não tem dado tanta sorte em 2019. Nesta temporada, o time alvinegro mandou oito partidas no estádio. Foram cinco vitórias e três derrotas, o que corresponde a um aproveitamento de 62,5% dos pontos disputados. O problema é o retrospecto nos jogos mais importantes.

Na fase de grupos da Copa Libertadores, venceu apenas um dos três jogos disputados: 3 a 2 sobre o Zamora-VEN. Contra Cerro Porteño-PAR e Nacional-URU, amargou derrotas por 1 a 0. O resultado contra os uruguaios culminou na eliminação precoce do torneio continental. Meses depois, perdeu nos pênaltis para o Colón-ARG (após triunfo no tempo regulamentar) e caiu na semifinal da Copa Sul-Americana.

No Campeonato Brasileiro, o Atlético mandou apenas um jogo no Mineirão. Na quarta rodada, em partida que valia a liderança da competição, o time alvinegro perdeu para o Palmeiras por 2 a 0. As outras três vitórias foram no Campeonato Mineiro: 3 a 2 sobre o América (primeira fase), 3 a 1 diante do Tupynambás (quartas de final) e 5 a 0 sobre o Boa Esporte (partida de volta da semifinal).

“Tenho pedido ao torcedor do Galo que vá (ao estádio), que incentive. Se ao término do jogo, ele não gostar, ele tem o direito de vaiar e criticar, mas ele é muito importante para a gente. Jogando com o DNA do Atlético, a gente precisa do torcedor”, disse o técnico Vagner Mancini.

O adversário


Empolgado por bons resultados recentes, o Goiás sonha com vaga na Copa Libertadores de 2020. A equipe esmeraldina ocupa a nona posição, com 42 pontos - quatro a menos que o sétimo colocado Internacional, primeiro time da zona de classificação para o torneio continental.

Um dos destaques da equipe na arrancada recente é um ex-jogador do Atlético. Declaradamente alvinegro, Rafael Moura se firmou como titular no comando de ataque do Goiás. Foram três gols nos últimos três jogos do Campeonato Brasileiro, diante de Athletico-PR, Flamengo e Avaí.

“Tento me reinventar. Desde que virei titular, o aproveitamento do time cresceu muito. Espero melhorar ainda mais nessa reta final”, disse. Ele também projetou o duelo com a equipe que defendeu em 2017. “A torcida do Galo é muito vibrante. Cobra bastante, mas também apoia. O clube passa por um momento ruim e encara a partida como uma final. Estão perto do Z-4 e estão vendo o rival Cruzeiro chegar. Vai ser um jogo de muito embate, de muito calor em campo, mas a torcida não joga”, disse.

Mas a grande estrela do time é o atacante Michael, de 22 anos, autor de sete gols na competição. Veloz e habilidoso, ele já desperta interesse de grandes clubes do Brasil e do exterior.

Para o jogo contra o Atlético, o volante Gilberto volta ao time na vaga de Breno. Por outro lado, o zagueiro Fábio Sanches cumprirá suspensão e será substituído pelo estreante Lucão. Outros possíveis desfalques são o lateral-esquerdo Jefferson e o meia Léo Sena, por desgaste. Os substitutos seriam, respectivamente, Alan Ruschel e Thalles.

ATLÉTICO X GOIÁS


Atlético
Cleiton; Patric, Igor Rabello, Réver e Fábio Santos; Zé Welison; Luan, Bruninho (Elias), Marquinhos (Cazares ou Vinicius) e Otero; Di Santo
Técnico: Vagner Mancini

Goiás
Tadeu; Yago Rocha, Lucão, Rafael Vaz e Alan Ruschel (Jefferson); Gilberto, Yago Felipe e Léo Sena (Thalles); Michael, Rafael Moura e Leandro Barcia
Técnico: Ney Franco

Motivo: 31ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Data e horário: quarta-feira, 6 de novembro de 2019, às 20h

Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Assistentes: Neuza Inês Back (FIFA/SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)

Tags: galo atleticomg interiormg futnacional seriea goiasgo