Superesportes

RACISMO

Atlético apoia campanha de clubes contra o racismo e exalta ídolos negros

Galo relembra nomes marcantes como Ubaldo, Dario e Ronaldinho

Vicente Ribeiro
Um dos maiores ídolos do Atlético, Ronaldinho é exaltado em campanha - Foto: Bruno Cantini/Atlético O Atlético entrou na campanha mundial contra o racismo, que conta ainda com os principais clubes brasileiros. Por meio do Twitter, com a hashtag #VidasNegrasImportam, o Galo defendeu a igualdade racial e aproveitou para relembrar ídolos negros que marcaram época na história de 112 anos do alvinegro.



“Seja em campo ou na arquibancada, o povo preto é parte da essência do #Galo ! Ubaldo, Dario e Ronaldinho Gaúcho são alguns dos negros que ocupam nossa galeria de ídolos”, postou o perfil do Atlético no Twitter. Logo depois, seguindo a campanha, o alvinegro incitou mais clubes a participar: “Citem três jogadores e três clubes, @SCInternacional, @SantosFC e @sportrecife.

Ubaldo Miranda, um dos maiores artilheiros do Galo e ídolo nos anos 50 - Foto: Arquivo/EM/DAPress
Em outro post, o Atlético voltou a exaltar ídolos de épocas distintas que gravaram o nome na história. “Como o preto que marca nossas cores, o povo negro é parte inseparável da nossa identidade, dentro e fora de campo! Dissemos Ubaldo, Dario e Ronaldinho Gaúcho. Citem três jogadores e três clubes, @Botafogo, @LFCBrasil e @Coritiba.


Os clubes aderiram à campanha mundial contra o racismo, que viralizou após o assassinato de George Floyd, negro de 46 anos, asfixiado por um policial branco, que imobilizou e pressionou o pescoço da vítima com o joelho, que não resistiu. A cena dramática foi filmada por populares, em Minneapolis, que registraram Floyd gritando que ‘não conseguia respirar’. A frase ‘I can’t breath’ (eu não posso respirar), proferida pelo homem, se transformou em grito de manifestantes em protestos espalhados por várias cidades dos EUA.