Superesportes

CAMPEONATO BRASILEIRO

Para manter sonho vivo, Atlético recebe reserva dos Santos no Mineirão

Equipes se enfrentam nesta terça, às 20h, pela 28ª rodada do Brasileiro

João Vitor Marques
Hyoran tem sido o destaque do Atlético nos últimos jogos - Foto: Pedro Souza/Atlético
Na última semana, o torcedor do Atlético viveu da esperança à desilusão. Em três jogos, foram apenas quatro pontos somados: venceu o Atlético-GOempatou com o Grêmio e perdeu para o Vasco. Agora, o time dirigido pelo técnico Jorge Sampaoli mira uma vitória contra os reservas do Santos para aumentar as chances de título do Campeonato Brasileiro - que despencaram de 20% para 8,4% em sete dias. A bola rola às 20h desta terça-feira, no Mineirão, em partida adiada da 28ª rodada.



Vencer o jogo atrasado é fundamental para as pretensões atleticanas na busca pelo sonhado título nacional, que não conquista desde 1971. Em quarto lugar, a equipe alvinegra soma, em 31 rodadas, 54 pontos - oito a menos que o líder Internacional em 32 partidas. Se triunfar em casa, ultrapassa o Flamengo (55) e se aproxima do segundo colocado São Paulo (58).

“É um jogo difícil para nós, é mais uma final. Sabemos que não podemos mais perder pontos. O campeonato está difícil, mas temos que acreditar até o fim. Não acredito que tenha reserva ou titular, pois quem entra é o Santos. É um jogo difícil, mas temos que nos impor dentro de casa. Não podemos mais perder pontos. A gente acredita muito ainda no título. E é isso que a gente vai buscar”, declarou o volante Jair.

Mesmo time?


Da imposição contra o Atlético-GO, passando pelo jogo mais reativo diante do Grêmio até a péssima atuação defensiva no revés para o Vasco, o Atlético mostrou diferentes facetas. Para a partida diante do Santos, a expectativa é que o time proponha o domínio ofensivo, mas sem apresentar tanta vulnerabilidade na marcação, que tem sido uma constante. Nas 31 rodadas, foram 41 gols sofridos - média de 1,32, superior a todos os campeões brasileiros desde que os pontos corridos passaram a ser disputados com 20 clubes.



A irregularidade defensiva pode fazer Sampaoli modificar o time novamente. Nos últimos três jogos, o treinador não repetiu a dupla de zaga. Foram testados Réver e Junior Alonso; Igor Rabello e Réver; e Gabriel e Junior Alonso. Reserva diante do Vasco, o capitão Réver pode recuperar a vaga ocupada por Gabriel.

No ataque, o chileno Eduardo Vargas ainda não conseguiu se firmar como grande estrela da equipe. Em nove partidas, fez apenas um gol e distribuiu duas assistências. Reserva desde a chegada do xará, Eduardo Sasha entrou na última partida, contribuiu com um gol e uma assistência e pode recuperar lugar na equipe.

O adversário


Cuca decidiu poupar jogadores do Santos contra o Atlético - Foto: Ivan Storti/Santos
Em 31 jogos, o Santos soma 45 pontos e ocupa a 10ª posição no Brasileiro. Sem grandes pretensões na competição nacional, o time concentra todas as forças na final da Copa Libertadores contra o Palmeiras, no próximo sábado, no Maracanã.



O técnico Cuca resolveu poupar quase todo o time no jogo diante do Atlético. Dos titulares, apenas o goleiro John viajou a Belo Horizonte. Os outros continuam a preparação para a decisão continental.

Por isso, a escalação santista é uma incógnita. A tendência é que Cuca monte uma equipe cheia de jovens. Os mais experientes devem ser Madson (29 anos), Laércio (27) e Jean Mota (27).

ATLÉTICO X SANTOS


Atlético
Everson; Guga, Réver (Gabriel ou Igor Rabello), Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan, Jair e Hyoran; Savarino, Keno e Eduardo Vargas
Técnico: Jorge Sampaoli

Santos
John; Madson, Laércio (Luiz Felipe), Alex e Wagner Leonardo; Vinicius Balieiro (Guilherme Nunes), Jean Mota e Lucas Lourenço; Tailson, Bruno Marques (Marcos Leonardo) e Arthur Gomes
Técnico: Cuca

Motivo: 28ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: terça-feira, 25 de janeiro de 2021, às 20h (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte

Árbitro: Paulo Roberto Alves Júnior (PR)
Assistentes: Ivan Carlos Bohn (PR) e Rafael Trombeta (PR)
VAR: Pablo Ramón Gonçalves Pinheiro (RN)