Superesportes

ATLÉTICO

Atlético se atenta a protestos na Colômbia, mas mantém viagem programada

Clube planeja ida a Bucaramanga para enfrentar, na próxima quinta, o América de Cáli-COL, pela Libertadores; Conmebol decidiu tirar 2 jogos do país nesta semana

João Vitor Marques
Colômbia vive uma onda de protestos contra o presidente Iván Duque há uma semana - Foto: Juan Barreto/AFP O Atlético observa o desenrolar dos protestos que tomam conta de diversas cidades da Colômbia a uma semana da ida da delegação a Bucaramanga para enfrentar o América de Cáli-COL, pela Copa Libertadores. Por ora, o clube mantém o planejamento original, com o jogo marcado para a próxima quinta-feira (13), no Estádio Alfonso López.



Na manhã desta quarta-feira, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) decidiu mudar o local de dois jogos que ocorreriam na Colômbia nesta semana: Tolima-COL x Emelec-EQU, pela Copa Sul-Americana, e Junior-COL x Fluminense, pela Libertadores. A entidade ainda não havia divulgado as novas sedes até a última atualização desta reportagem.


Ao Superesportes, a assessoria de comunicação do Atlético afirmou que o clube ainda não recebeu nenhum contato da Conmebol sobre uma eventual mudança de local da partida contra o América de Cáli-COL. Por isso, o planejamento da viagem - com saída de Belo Horizonte provavelmente na próxima terça-feira - não se alterou.

A Colômbia vive uma onda de protestos contra o presidente Iván Duque há uma semana. As manifestações se iniciaram com o objetivo de combater um projeto de reforma tributária e seguiram após a suspensão da proposta.


Repercussão internacional da goleada do Atlético sobre o Cerro

ABC (Paraguai) - Duro revés do Cerro em Belo Horizonte - Reprodução
Versus (Paraguai) - Cerro foi inocente e Atlético Mineiro o goleou - Reprodução
Hoy (Paraguai) - Cerro colapsou diante de um Atlético que se divertiu - Reprodução
As (Espanha) - Goleada contundente do Atlético sobre o Cerro - Reprodução
El Comercio (Peru) - Atlético, com dois de Hulk, venceu o Cerro Porteño por 4 a 0 pela Copa Libertadores de 2021 - Reprodução
D10 (Paraguai) - Cerro Porteño caiu por goleada diante do Atlético - Reprodução
Depor (Peru) - Cerro perdeu por 4 a 0 para o Atlético Mineiro em Belo Horizonte pela Copa Libertadores - Reprodução
Olé (Argentina) - Atlético de Nacho goleou o Cerro - Reprodução
 

Os dados oficiais apontam para 19 mortos (18 civis e um policial) e centenas de feridos. Grupos de direitos humanos afirmam que foram mais de 20 óbitos em todo o país.

Bucaramanga, sétima cidade mais populosa da Colômbia, também é palco de manifestações. A cidade foi escolhida para receber os jogos do América-COL na Libertadores, já que o estádio do clube, em Cáli, está em reforma.

A princípio, a partida contra o Atlético segue agendada para a próxima quinta, às 21h, pela quarta rodada do Grupo H. O time alvinegro lidera a chave, com sete pontos ganhos.