Atlético
None

ATLÉTICO

Com Diego Costa, Atlético visita Bragantino por vantagem na liderança

Atacante foi integrado ao elenco no interior de São Paulo e deve estrear na partida deste domingo, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro

postado em 29/08/2021 04:00 / atualizado em 29/08/2021 10:16

(Foto: Pedro Souza/Atlético)

O Atlético entra em campo às 20h30 deste domingo, pela 18ª do Campeonato Brasileiro, com duas grandes expectativas. A primeira e mais importante delas: vencer o Red Bull Bragantino no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, e assegurar uma boa vantagem de pontos na liderança. A outra - que talvez desperte tanta ansiedade nos torcedores quanto a anterior - é a provável estreia do centroavante Diego Costa.
 

O espanhol de 32 anos avançou rapidamente no processo de recondicionamento físico e se integrou ao elenco alvinegro nessa sexta-feira, em Atibaia, onde o grupo se preparou para o jogo do fim de semana. A tendência é que Diego fique no banco de reservas e seja acionado pelo técnico Cuca no decorrer do difícil duelo. Líder, o Atlético soma 38 pontos, enquanto o Palmeiras, que tinha seis a menos, reduziu a desvantagem para três ao bater o Athletico por 2 a 1, no Allianz Parque. Já o Red Bull Bragantino iniciou a rodada em quarto, com 31, mas foi ultrapassado pelo Flamengo, que goleou o Santos por 4 a 0, na Vila Belmiro, e chegou a 10 triunfos, dois a mais que o Massa Bruta, que caiu para o quinto lugar.

Último jogo da 'maratona'


Campeão mineiro, semifinalista da Libertadores, líder da Série A e nas quartas de final da Copa do Brasil, o Atlético vive, até aqui, uma temporada perfeita. Porém, ir bem em todas as competições custa caro para a condição física dos jogadores. O elenco não tem uma "semana cheia" (sem jogos) desde abril.

As partidas em sequência terão uma pausa em breve. O duelo com o Red Bull Bragantino é o último antes de um intervalo de 14 dias sem jogos. O descanso só foi possível porque o Atlético teve jogadores convocados pela Seleção Brasileira (Guilherme Arana, Everson e Hulk), o que ocasionou uma alteração no calendário para não desfalcar o time em competições durante a disputa das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022.

"Muito difícil. A gente está jogando segunda, quinta, domingo à noite. O nosso adversário não jogou no meio de semana, então está com a semana cheia de trabalho, teve descanso, joga em casa, sem viagem. É muito difícil jogar numa alta intensidade em três jogos por semana e não machucar", desabafou Cuca.

A tendência é que, mesmo em meio à "maratona" de jogos, o treinador alvinegro mantenha a base da equipe titular dos últimos compromissos. Nathan Silva retorna à zaga no lugar de Igor Rabello. O primeiro ficou de fora da vitória por 2 a 1 sobre o Fluminense nessa quinta-feira, pelas quartas de final da Copa do Brasil, por já ter atuado na competição pelo Atlético-GO.

É possível que o lateral-direito Mariano, recuperado de uma lesão muscular na coxa direita, volte ao time no lugar de Guga, que o substituiu nas últimas duas partidas. No meio-campo, Allan cumpre suspensão por acúmulo de três cartões amarelos e deve dar lugar a Tchê Tchê. O volante Jair, com problemas físicos na mesma região do corpo, segue em tratamento.


O adversário


(Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino)
Semifinalista da Copa Sul-Americana, o Red Bull Bragantino é protagonista também no Campeonato Brasileiro. O time do interior paulista chegou a liderar a competição nas primeiras rodadas e, apesar de ter perdido a ponta, continua com bom aproveitamento de pontos (60,8%) na reta final do primeiro turno.

Apesar de enfrentar o poderoso Atlético, o Red Bull Bragantino não deve priorizar o sistema defensivo. É assim que tem sido mesmo contra os principais times do futebol brasileiro. A proposta da equipe do técnico Maurício Barbieri é clara: apostar num jogo posicional em que, para vencer, ter a bola e atacar a maioria do tempo é fundamental. Não à toa, marcou 28 gols - maior marca da Série A ao lado do Flamengo.

Para o jogo contra o Atlético, são dois os desfalques: o volante Raul (lesão no ligamento do joelho direito) e o meia Lucas Evangelista (problema no músculo adutor da coxa direita). A tendência é que sejam substituídos por Jadsom Silva e Eric Ramires, respectivamente. Na defesa, o zagueiro Léo Ortiz se recuperou de COVID-19 e deve reassumir a titularidade ao lado de Fabrício Bruno.

RED BULL BRAGANTINO X ATLÉTICO


Red Bull Bragantino
Cleiton; Aderlan, Léo Ortiz, Fabrício Bruno e Edimar; Jadsom Silva, Eric Ramires e Praxedes; Artur, Cuello e Ytalo
Técnico: Maurício Barbieri

Atlético
Everson; Mariano (Guga), Nathan Silva, Junior Alonso e Guilherme Arana; Tchê Tchê, Matías Zaracho e Nacho Fernández; Savarino, Vargas e Hulk
Técnico: Cuca

Motivo: 18ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: domingo, 29 de agosto de 2021, às 20h30 (de Brasília)
Local: Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)

Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Kléber Lúcio Gil (FIFA/SC) e Thiago Henrique Netto Corrêa Farinha (RJ)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)

Tags: galo atleticomg interiormg futnacional diego costa seriea bragantinosp