Superesportes

ATLÉTICO

Atlético tenta repetir últimos seis jogos no Mineirão para eliminar Flu

Se não levar gol nesta quarta-feira - algo que conseguiu em partidas recentes como mandante -, time alvinegro avança às semifinais da Copa do Brasil

João Vitor Marques
Atlético, do goleiro Everson, avança às semifinais da Copa do Brasil se não levar gol do Fluminense nesta quarta-feira, no Mineirão - Foto: Pedro Souza/Atlético
Time menos vazado do Campeonato Brasileiro e da Libertadores, o Atlético aposta justamente na solidez defensiva para avançar à semifinal da Copa do Brasil. Se não levar gol do Fluminense, a equipe alvinegra se classifica no torneio mata-mata.


Na partida de ida das quartas de final, os mineiros venceram por 2 a 1, no Rio de Janeiro. O duelo de volta será nesta quarta-feira, a partir das 19h, no Mineirão. Ao Atlético, basta o empate.

A força defensiva do time comandado pelo técnico Cuca chama ainda mais atenção quando o jogo é no Gigante da Pampulha. Nas últimas seis partidas no estádio, o Atlético não levou gol (no tempo regulamentar).

  • Atlético 0 (3) x (1) 0 Boca Juniors - 20 de julho de 2021, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores
  • Atlético 3 x 0 Bahia - 25 de julho de 2021, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro
  • Atlético 2 x 0 Bahia - 28 de julho de 2021, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil
  • Atlético 2 x 0 Athletico-PR - 1º de agosto de 2021, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro
  • Atlético 2 x 0 Palmeiras - 14 de agosto de 2021, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro
  • Atlético 3 x 0 River Plate - 18 de agosto de 2021, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa Libertadores
Nesta temporada, o Atlético mandou 23 jogos no Mineirão. Em 14 (60,8%), não levou gol da equipe adversária. Foram 18 vitórias, quatro empates e apenas uma derrota - 2 a 1 para o Fortaleza, na estreia no Brasileirão, resultado que levaria a decisão com o Flu para os pênaltis.

Força defensiva
A solidez do sistema defensivo atleticano nesta temporada chama atenção. Líder do Brasileiro, o time é também o que menos levou gols na competição: 13, menor número do Atlético após 19 partidas desde o início dos pontos corridos, em 2003.


Na Libertadores, a equipe chega à semifinal contra o Palmeiras tendo sido vazada apenas três vezes em dez jogos. É a terceira menor marca entre todos os semifinalistas da história da competição, pior somente que o São Paulo de 2010 e o Corinthians de 2012, que sofreram dois gols.

Na Copa do Brasil, os adversários foram às redes quatro vezes diante do Atlético. Contra o Fluminense, a ideia é muito clara: não levar gols e dar mais um passo à frente numa temporada que pode ser histórica.