2

Atlético faz história e iguala recorde de invencibilidade na Libertadores

Galo chega a 17 partidas seguidas sem perder pela competição continental e repete marcas alcançadas por Flamengo e Sporting Cristal

03/05/2022 23:27 / atualizado em 04/05/2022 01:20
compartilhe
Atlético chegou a 17 jogos de invencibilidade na Libertadores, recorde da competição
foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

Atlético chegou a 17 jogos de invencibilidade na Libertadores, recorde da competição

Dia 3 de maio de 2022. Esta data é histórica para a Copa Libertadores. Na noite desta terça-feira, o Atlético derrotou o rival América por 2 a 1 e encaminhou a classificação às oitavas de final. Mais do que isso: igualou o recorde de invencibilidade da história da competição.



São impressionantes 17 partidas consecutivas sem perder no certame continental - mesmo número que conseguiram Flamengo e Sporting Cristal. A sequência alvinegra começou em 2019 e tem dez vitórias e sete empates.

Maiores invencibilidades da história da Libertadores


O Atlético pode se isolar como recordista de invencibilidade no próximo dia 19 (quinta-feira), quando encara o Independiente Del Valle-EQU, pela quinta rodada do Grupo D. As equipes se enfrentam a partir das 19h, no Mineirão.

Invencibilidade do Atlético


Em 2019, o Atlético já estava eliminado na fase de grupos da Libertadores quando visitou o Zamora-VEN na Venezuela. A vitória de virada por 2 a 1 classificou o time alvinegro à Copa Sul-Americana e deu início à série invicta.

Fora do torneio em 2020, o Galo voltou a disputar a competição em 2021. E teve uma campanha quase irretocável. Dono do melhor aproveitamento na fase de grupos, eliminou os tradicionais Boca Juniors e River Plate nas oitavas e nas quartas de final, respectivamente.

Depois, enfrentou o Palmeiras. No jogo de ida, empatou por 0 a 0 no Allianz Parque. Na volta, ficou no 1 a 1 no Mineirão e foi eliminado por ter levado gol como mandante.

Neste ano, iniciou o Grupo D com duas vitórias (2 a 0 sobre o Deportes Tolima-COL e 2 a 1 diante do América) e dois empates (1 a 1 com o América e 1 a 1 com o Del Valle-EQU). Agora, tenta se isolar como recordista.

Invencibilidade do Flamengo


Flamengo tem o melhor aproveitamento entre os recordistas, com 12 vitórias e cinco empates
foto: Santiago Arcos/AFP

Flamengo tem o melhor aproveitamento entre os recordistas, com 12 vitórias e cinco empates



O Flamengo chegou aos 17 jogos sem perder com partidas disputadas em 2020 e 2021. No período, acumulou 12 vitórias e cinco empates em sequência. É o melhor desempenho dentre os três recordistas.

A invencibilidade caiu justamente na final da última edição, quando o time rubro-negro foi derrotado por 2 a 1 pelo Palmeiras na prorrogação.

Invencibilidade do Sporting Cristal


O time peruano conseguiu, nos anos 1960, o recorde de invencibilidade que segue até hoje na Copa Libertadores. Nas edições de 1962, 1968 e 1969, o Sporting Cristal ficou impressionantes 17 jogos sem perder na competição, com oito vitórias e nove empates.

Na trajetória, enfrentou equipes tradicionais, como Racing (vitória por 2 a 1 em casa, quando a série se iniciou), Peñarol (dois empates) e Universidad Católica (triunfo por 2 a 0 no Peru). A série foi quebrada na primeira fase de 1969, quando o Santiago Wanderers venceu por 2 a 0 no Chile.

Corinthians, River, Cruzeiro e mais


A lista das maiores invencibilidades da história da Libertadores ainda tem Corinthians (16 jogos), América de Cali (15), Cruzeiro, Newell's Old Boys e River Plate (todos com 14). De todos, apenas o Corinthians (2012) e o River Plate (2018) foram campeões em meio à sequência invicta.

Compartilhe