Athletico Paranaense
None

CRUZEIRO

Cruzeiro sofre dois gols em 12 minutos, é derrotado pelo Atlético-PR e perde chance de chegar ao G-6 da Série A

Time celeste sofreu os dois gols do revés em Curitiba já no primeiro tempo

postado em 10/11/2018 20:53 / atualizado em 10/11/2018 22:14

Miguel Locatelli/Atlético-PR/Divulgação
O Cruzeiro não conseguiu emplacar sua terceira vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro. Depois de triunfar sobre Paraná e América, o time de Mano Menezes acabou derrotado por 2 a 0 pelo Atlético-PR na noite deste sábado, na Arena da Baixada, em Curitiba. O time celeste sofreu dois gols em 12 minutos, ainda na primeira etapa, e não conseguiu reagir durante o jogo. 

Com o resultado, a Raposa perde uma posição na tabela (de 8º para 9º) e desperdiça a chance de chegar ao G-6 do Campeonato Brasileiro. Embora já tenha vaga garantida na Copa Libertadores de 2019, o time celeste busca melhor colocação na tabela de olho na premiação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O Atlético-PR, por sua vez, salta para a 6ª colocação – mas pode ser ultrapassado por Atlético e Santos, que jogam neste domingo contra Palmeiras e Chapecoense.

Na próxima quarta-feira, o compromisso do Cruzeiro será contra o Corinthians, às 21h45, no Mineirão. Mano Menezes não terá à disposição o zagueiro Dedé e o meia-atacante uruguaio Arrascaeta, convocados para seleções brasileira e uruguaia, respectivamente. Já o Atlético-PR viaja para o Rio de Janeiro, onde enfrenta o Vasco, também na quarta, às 19h30, em São Januário.


Com quase todos os principais jogadores em campo, o Cruzeiro voltou a mostrar muita organização tática no início da partida. Compactado e avançando linha de marcação, o time celeste teve mais posse de bola nos instantes iniciais. Apesar de ser o dono da casa, o Atlético-PR usava os espaços deixados pela Raposa para avançar. Desta forma, conseguiu abrir o placar, até de forma surpreendente, aos 9'. Bruno Guimarães acertou bonito lançamento para Marcelo Cirino. Na cara do gol, ele finalizou sem chances para Fábio. 1 a 0.

A estratégia do Atlético-PR se mostrou ainda mais eficiente aos 21'. Edilson errou passe no campo ofensivo e proporcionou ao Furacão o contra-ataque. Pablo começou a jogada, encontrou Nikão na ponta esquerda. O meia passou com certa facilidade por Manoel e encontrou Raphael Veiga na marca do pênalti, livre de marcação, que só completou para o gol. 2 a 0. Ainda que atrás do placar, o Cruzeiro seguiu com mais volume de jogo até o fim da primeira etapa, mas mostrou dificuldade para criar chances claras de marcar.

Diante da vantagem adquirida no primeiro tempo, o Atlético-PR voltou do intervalo para segurar o Cruzeiro. Se posicionou bem defensivamente, entregou a bola ao adversário e seguiu explorando os contra-ataques. Aos 16', os paranaenses saíram em velocidade com Nikão. Ele encontrou Renan Lodi pela esquerda, o lateral cruzou para Veiga, que quase marcou. A bola raspou o travessão de Fábio. Para evitar novas jogadas em velocidade, Mano optou por colocar Lucas Romero na vaga de Edilson.

Além de acionar o argentino, o treinador cruzeirense também promoveu a entrada de Rafael Sobis e Hernán Barcos, tudo para tentar pelo menos um empate na Arena da Baixada. Os esforços, no entanto, não alcançaram nenhum resultado. O Atlético-PR seguiu muito bem defensivamente, sem dar espaços e impedindo que o Cruzeiro criasse uma jogada de perigo sequer. Dessa forma, a partida se encaminhou para o fim. O Furacão conseguiu a vaga no G-6, enquanto os mineiros perderam a oportunidade de chegar ao grupo dos seis primeiros colocados.

ATLÉTICO-PR 2X0 CRUZEIRO
 
ATLÉTICO-PR
Santos; Jonathan (Diego), Thiago Heleno, Leo Pereira e Renan Lodi; Bruno Guimarães (Camacho) e Wellington; Nikão, Raphael Veiga e Marcelo Cirino (Rony); Pablo. Técnico: Evandro Fornari (Tiago Nunes está suspenso)

CRUZEIRO
Fábio; Edilson (Lucas Romero), Manoel, Leo e Egídio; Henrique e Ariel Cabral; Robinho (Barcos), Thiago Neves e Arrascaeta; Raniel (Rafael Sobis). Técnico: Mano Menezes

Gols: Marcelo Cirino (9'1ºT) e Raphael Veiga (21'1ºT)
Cartões amarelos: Jonathan, Wellington, Leo Pereira e Bruno Gonçalves (Atlético-PR); Henrique, Manoel, Ariel Cabral, Edilson, Lucas Romer, Rafael Sobis e Arrascaeta (Cruzeiro)

Público: 8.641
Renda: R$ 174.170,00
 
Motivo: 33ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Arena da Baixada, em Curitiba, Paraná
Data e horário: sábado, 10 de novembro de 2018, às 19h
Árbitro: Anderson Daronco (FIFA/RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (CBF/RS) e Michael Stanislau (CBF/RS)

Tags: cruzeiro interiormg seriea atleticopr