Athletico Paranaense
None

SÉRIE A

Em Chapecó, Atlético-PR busca superar o retrospecto ruim como visitante

Time da casa tenta sair da zona da degola e salvar o técnico Guto Ferreira

postado em 13/09/2018 12:08 / atualizado em 13/09/2018 12:22

Divulgação
O Atlético Paranaense ainda sofre com o fantasma do risco de rebaixamento. Depois de três vitórias consecutivas dentro de casa, o time dirigido por Tiago Nunes voltou a esbarrar em um problema antigo: o aproveitamento ruim como visitante. Após duas derrotas consecutivas fora de casa, o clube enfrenta a Chapecoense nesta quinta-feira, às 20 horas, em jogo adiado da 20.ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena Condá.

Mas para Tiago Nunes, o time teve boas atuações mesmo nas derrotas para o Palmeiras (2 a 0) e Atlético (3 a 1) e pode conquistar uma vitória. "O importante é continuar jogando bem, o que nos credencia a poder vencer fora de casa. Estamos analisando de maneira fria, estatisticamente, os motivos de não conseguirmos essas vitórias fora de casa. Passando isso aos atletas, construiremos nos treinamentos essa primeira vitória. Esperamos que ela possa vir já em Chapecó", comentou o técnico.

Ele, porém, ressalta as dificuldades esperadas, mesmo porque o adversário está ameaçado pelo rebaixamento. "Será uma partida muito competitiva e temos que ter o controle emocional para fazer um jogo equilibrado", reforçou.

O time vai ter mudanças importantes. Os meias Lucho González e Nikão estão automaticamente suspensos - o primeiro levou o terceiro cartão amarelo e o outro foi expulso diante do Atlético, na última segunda-feira, em Belo Horizonte. O lateral-direito Jonathan também recebeu a terceira advertência e reforça a lista de desfalques.

o volante Wellington e o lateral-esquerdo Renan Lodi voltam a ficar à disposição depois de cumprirem suspensão e já devem entrar no time. No meio, Rony deve começar o jogo, enquanto Diego Ferreira e Reginaldo disputam uma posição na lateral direita. Márcio Azevedo volta para o banco de reservas.

Com apenas cinco pontos conquistados como visitante e nenhuma vitória, o Atlético-PR tem uma das piores campanhas longe de casa - são cinco empates e sete derrotas. Atualmente aparece com 27 pontos, na 14.ª posição. O jogo com a Chapecoense estava marcado para 22 de agosto, mas teve de ser adiado porque o aeroporto de Chapecó estava fechado devido ao mau tempo.

A Chapecoense faz nesta quinta-feira a primeira de três batalhas importantíssimas na Arena Condá. Precisando encerrar uma sequência de cinco jogos sem vitória, o time comandado por Guto Ferreira tenta vencer o Atlético-PR. Uma vitória já tira o time da zona de rebaixamento. No retrospecto dentro de casa nesta edição do torneio são 10 partidas, com quatro triunfos, cinco empates e uma derrota.

Depois deste jogo, a Chapecoense terá mais dois compromissos consecutivos como mandante. O primeiro será contra o líder Internacional na próxima segunda-feira, e o segundo diante do Fluminense, dia 24. Com 22 pontos, tem a segunda pior campanha da competição, à frente apenas do Paraná, que está com 16 pontos. Ainda assim, uma vitória já coloca o clube na 16.ª posição.

Muito além do futuro da Chapecoense no campeonato, este jogo pode definir a situação de Guto Ferreira. Muito pressionado pelos resultados recentes, o treinador tem o respaldo do presidente Plínio David de Nes Filho, mas sabe que precisa de bons resultados. Guto está ciente da situação. "Não tenho nada a temer. A nossa preocupação é na melhora de rendimento do time, que precisa pontuar no campeonato", disse. 

Capixaba, titular na derrota por 2 a 0 para o Flamengo, é baixa porque sofreu uma lesão muscular na coxa direita. Por outro lado, a Chapecoense terá a volta de Elicarlos, que cumpriu suspensão no fim de semana. Recuperado de dores no ombro, o atacante Victor Andrade pode ser opção no banco.

Nos bastidores, a semana também surpreendeu. O psicólogo Hermes Balbino foi contratado para fazer um trabalho com o elenco. Ele foi indicado pelo técnico, com quem trabalhou na Portuguesa em 2013 na luta contra o rebaixamento. O time escapou em campo, mas acabou rebaixado nos tribunais pela utilização de um jogador irregular. 

Já Marcos Cézar, coordenador científico, pediu demissão. Surgiram comentários de que ele teria tido participação no afastamento do atacante Wellington Paulista, o que não foi confirmado. Ele também teria sido o pivô pela saída de Rui Costa, diretor executivo, em agosto. Marcos Cezar também era homem de confiança de Guto.

CHAPECOENSE X ATLÉTICO-PR

CHAPECOENSE
Jandrei; Eduardo, Rafael Thyere, Nery Bareiro e Roberto; Elicarlos, Márcio Araújo, Héctor Canteros e Agustín Doffo (Capixaba); Bruno Silva (Victor Andrade)e Leandro Pereira
Técnico: Guto Ferreira


ATLÉTICO-PR
Santos; Diego Ferreira (Reginaldo), Thiago Heleno, Léo Pereira e Renan Lodi; Wellington, Bruno Guimarães e Raphael Veiga; Marcinho, Rony (Anderson Plata) e Pablo.
Técnico: Tiago Nunes

Local: Arena Condá, em Chapeco (SC)
Data: 13 de setembro de 2018, quinta-feira
Horário: 20 horas (de Brasília)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa- SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)

Tags: atlético-pr brasileirão futebol chapecoensesc atleticopr seriea nacional