Athletico Paranaense
None

COPA LIBERTADORES

Athletico vence o Tolima e encaminha a classificação no Grupo G da Libertadores

Furacão conquista triunfo suado em casa e vai a nove pontos

postado em 09/04/2019 21:10 / atualizado em 09/04/2019 22:14

<i>(Foto: Miguel Locatelli/Site Oficial do Athletico)</i>
Em um jogo bastante complicado na Arena da Baixada, com marcação implacável em campo, o Athletico Paranaense conseguiu uma suada vitória por 1 a 0 sobre o Tolima e encaminhou sua classificação para a próxima fase da Libertadores da América. Com o resultado, o Furacão chegou aos nove pontos, na liderança do Grupo G, enquanto os colombianos estacionaram em quatro pontos, na terceira posição.

O gol rubro-negro aconteceu apenas na segunda etapa, aos 33 minutos, em um chute de Bruno Guimarães, de longe, que desviou no meio do caminho e enganou o goleiro, morrendo no fundo rede.

Na próxima rodada, o Athletico encara o Jorge Wilstermann, quarta-feira, dia 24 de abril, no Estádio Félix Capriles, em Cochabamba, podendo garantir a vaga. Já o Tolima encara o Boca Juniores, no mesmo dia, no Estádio Manuel Murilo Toro, em Ibagué.

O jogo

No seu estilo, o Furacão começou a partida tocando bola, mantendo aposse e esperando por espaço para atacar o time colombiano, todo recuado. O clima, entretanto, começou quente, com os jogadores se estanhando, aos cinco minutos. Aos seis minutos, após cobrança de falta, Carrascal arriscou de longe e isolou a bola. Apesar de ter pose quase total de bola, o Rubro-Negro não conseguia quebrar a defesa adversária.

O Tolima mostrava muita aplicação tática, mas se arriscava em chegar ao final da partida fisicamente desgastado. Os 20 minutos, Léo Pereira conseguiu descolar um cruzamento fechado para a área, mas Mosqueta subiu para afastar o perigo. Aos 24 minutos, foi a vez de Bruno Guimarães tentar e levantar nas mãos de Montero.

Lucho tentava se virar no meio-campo e, aos 33 minutos, achou Marco Rúben na área, mas Montero deixou a meta para interceptar. O clima seguia quente, com atletas se estranhando a cada disputa. Aos 40 minutos, os colombianos chegaram com perigo, com Luis González recebendo na pequena área e escorregando no momento do arremate.

Para a etapa final, o Rubro-Negro voltou com Tomás Andrade no lugar de Lucho González. Aos três minutos, Camacho pegou sobra de bola após cobrança de escanteio e chutou para defesa tranquila de Montero. A primeira grande chance da partida aconteceu aos sete minutos, com Renan Lodi, que recebeu cruzamento, bateu de primeira e parou em um milagre de Montero, que ainda viu a bola explodir no travessão.

O Furacão voltou mais ligado e, aos nove minutos, Rony recebeu em velocidade, deixou o goleiro para trás, e bateu na rede, pelo lado de fora. O jogo ficou mais aberto no segundo tempo. Aos 15 minutos, Alex Castro avançou com liberdade e soltou o tiro para defesa de Santos. O técnico Tiago Nunes apostou, então, na entrada de Marcelo Cirino para dar outra movimentação no ataque athleticano.

O Athletico já se mostrava ansioso em campo e errava alguns lances com a bola nos pés. Aos 30 minutos, Rony chegou ao fundo, cruzou e Cirino, no meio da defesa, testou para fora. Até que, aos 33 minutos, Bruno Guimarães arriscou o chute, a bola desviou no meio do caminho e matou o goleiro Montero, morrendo no fundo da rede. Aos 44 minutos, Rony fez fila e soltou o pé para boa intervenção de Montero.

ATHLETICO PARANAENSE 1 X 0 TOLIMA

ATHLETICO
Santos; Jonathan, Thiago Heleno, Léo Pereira e Renan Lodi; Camacho, Lucho (Tomás Andrade) e Bruno Guimarães; Nikão (Marcelo Cirino) e Rony; Marco Ruben (Paulo André)
Técnico: Tiago Nunes

TOLIMA:
Álvaro Montero; Castrilllon, Mosquera, Quiñones e Balanta (Vargas); Gordillo (Valdés), Carrascal e Vásquez (Robles); Luis González e Alex Castro; Marco Pérez
Técnico: Alberto Gamero

Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 09 de abril de 2019, terça-feira
Árbitro: Jesús Valenzuela (Venezuela)
Assistentes: Luis Murrilo (Venezuela) e Carlos Lopez (Venezuela)
Cartões amarelos: Santos (Athletico); Castrillón, Vásquez, Carrascal, Pérez (Tolima)
GOL: Bruno Guimarães, aos 33min do 2ºT

Tags: furacão futinternacional tolima athletico libertadores2019