Bahia
None

CBF

CBF aproveita autorização da Fifa e permitirá cinco substituições em jogos

Norma que visa reduzir efeitos da pandemia é válida até dezembro

postado em 08/05/2020 19:25 / atualizado em 08/05/2020 19:44

(Foto: CBF/Divulgação)
Depois que a Fifa anunciou a liberação temporária para que as equipes promovam até cinco substituições nas partidas, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) seguirá a norma que altera a regra até o fim desta temporada. A partir do retorno das competições profissionais no país, cada time poderá trocar até cinco atletas nos jogos. 

A medida, anunciada nesta sexta-feira, valerá até dezembro de 2020, como forma de amenizar o prejuízo na preparação física dos jogadores, por causa da paralisação forçada pela pandemia do novo coronavírus. O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba, informou que as competições profissionais em território profissional permitirão a regra liberada pela Fifa.

“A CBF vai adotar (as cinco substituições por jogo). Já conversamos com o Departamento de Competições e vamos adotar as cinco substituições em todas as competições profissionais. Tanto as já iniciadas quanto as que vão começar”, afirmou o chefe da arbitragem nacional, em entrevista à Rádio Itatiaia. 

“Na questão do que está escrito na normativa, fica claro que são competições programadas para encerrar até dezembro. Como originalmente, as competições eram programadas para ser encerradas até dezembro, então vamos utilizar nos nossos campeonatos, exceto os campeonatos amadores, em que já vale a norma de seis substituições”, explicou Gaciba. 

“Então, os campeonatos profissionais regidos pela CBF que tenham três substituições nos seus regulamentos, passarão a ser no sistema de cinco substituições”, reforçou o ex-árbitro e que assumiu o cargo na entidade em abril do ano passado.

Tags: cbf clubes competições Fifa americamg atleticomg cruzeiroec interiormg flamengorj vascorj botafogorj fluminenserj saopaulosp corinthianssp palmeirassp gremiors internacionalrs atleticogo santossp bahiaba bragantinosp goiasgo vilanovago coritibapr fortalezace cearace leonardo gaciba csaal athleticopr cinco substituições