Superesportes

CAMPEONATO BRASILEIRO

Sem vencer há cinco jogos, Bahia desafia líder Flamengo no Maracanã

Times se enfrentam neste domingo, às 18h, no Rio de Janeiro

Estadão Conteúdo
Roger não vem tendo muito tempo para testar novas formações no Bahia - Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia
Após o decepcionante empate em casa com a Chapecoense, o Bahia terá um desafio bem mais complicado pela frente neste domingo, às 18 horas. O time de Roger Machado vai desafiar o líder Flamengo, cada vez mais perto do título, no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 32ª rodada do Brasileirão. A equipe baiana vem de um jejum de cinco jogos sem vitória - dois empates e três derrotas.

O último triunfo aconteceu diante do Grêmio, na 26ª rodada, em Porto Alegre, em 10 de outubro. A queda de produção derrubou o time na tabela para uma posição intermediária, com 43 pontos, cada vez mais longe do G-6 - que garante vaga na próxima Copa Libertadores. "O excesso de jogos e de viagens desgastaram o grupo e houve uma queda de produção. Nós precisamos manter a tranquilidade e não deixar sair do prumo, o que é necessário para a gente melhorar e voltar a vencer", explica Roger Machado.

Na sexta-feira à tarde, antes do treino no Fazendão, um grupo de torcida organizada se reuniu com a diretoria e alguns jogadores. O presidente Guilherme Bellintani conversou com os torcedores, tendo ao lado o vice Vitor Ferraz e o diretor de futebol Diego Cerri.
Representando os jogadores estiveram os goleiros Douglas e Anderson, além do zagueiro Lucas Fonseca e do atacante Gilberto.

Com a sequência de jogos, Roger Machado não vem tendo muito tempo para testar novas formações ou treinar. Insatisfeito com o desempenho recente do time, o técnico indicou que pode fazer algumas mudanças. Uma delas poderia ser a entrada de Guerra no meio-campo na vaga de Marco Antônio, que está sentindo dores no pé direito.

O meia Marco Antônio, autor do gol de empate por 1 a 1 com a Chapecoense, deixou a partida mancando e reclamando de dores, mas garantiu que deseja jogar. "Não quero ficar fora deste jogo. O Flamengo é forte, mas acho que fora de casa a gente tem ido bem. Temos que fortalecer a marcação e tentar surpreender nos contra-ataques", comentou o meia.

A novidade maior pode ser o atacante Gilberto, artilheiro do time com 11 gols e que tem ficado na reserva nos últimos jogos. Ele não balança as redes há 10 jogos, embora seja também o maior goleador do time na temporada, com 26 gols.

Por coincidência, ele marcou os três gols na vitória por 3 a 0 sobre o mesmo Flamengo no primeiro turno, justamente, na última derrota do time carioca na competição. Gilberto poderia voltar no lugar de Fernandão. Ou o time poderia até manter os dois centroavantes para a saída de Élber, que não tem ido bem. Esta forma foi utilizada no segundo tempo na rodada passada. Por outro lado, Elton e Giovanni seguem lesionados, enquanto Ronaldo não pode ser utilizado porque pertence ao Flamengo..