Os comerciantes informais não são funcionários do Bahia e representam uma parcela numerosa de trabalhadores que dependem do futebol estar em atividade. Os dois principais símbolos da campanha são Evandro Baleiro e Robgol do Sorvete, figuras conhecidas por quem frequenta o estádio e gosta de ver as partidas enquanto consome um picolé ou um chocolate. A ação ganhou o apelido entre os torcedores locais de "fiado invertido"
Um dos idealizadores da ideia foi o defensor público Gabriel dos Santos. "Criamos dois modelos de colaboração para o torcedor. A pessoa pode apenas doar qualquer quantia ou adquirir um crédito futuro para comprar algum produto para depois da paralisação terminar", disse.
O site feito pela Frente Esquadrão Popular também divulga o trabalho dos dois vendedores para que possíveis interessados os contratem para festas de aniversário de crianças.
A dupla alvo da campanha ficou famosa na torcida por ter desfilado no lançamento de uma linha de camisas oficiais do Bahia. Os dois pretendem distribuir parte dos recursos arrecadados a outros colegas da Fonte Nova. Todos os possíveis beneficiários estão em um grupo de WhatsApp com 16 ambulantes. "Um dos grandes sentidos do futebol é a movimentação da economia e o laço que você cria até com as pessoas mais simples. O futebol une as pessoas", disse Gabriel.