Bahia
None

CORONAVÍRUS

Torcida do Bahia cria campanha para ajudar ambulantes da Fonte Nova

Iniciativa dos torcedores pretende arrecadar R$ 4 mil

postado em 05/04/2020 08:05 / atualizado em 05/04/2020 11:33

(Foto: Reprodução/Kikante)

O coletivo de torcedores do Bahia Frente Esquadrão Popular se mobilizou na última semana para tentar socorrer os vendedores ambulantes que trabalham nos jogos do time na Fonte Nova. Com uma vaquinha virtual, o grupo pretende arrecadar R$ 4 mil para serem distribuídos entre pessoas que não terão onde trabalhar durante a paralisação do futebol por causa da pandemia de coronavírus.

Os comerciantes informais não são funcionários do Bahia e representam uma parcela numerosa de trabalhadores que dependem do futebol estar em atividade. Os dois principais símbolos da campanha são Evandro Baleiro e Robgol do Sorvete, figuras conhecidas por quem frequenta o estádio e gosta de ver as partidas enquanto consome um picolé ou um chocolate. A ação ganhou o apelido entre os torcedores locais de "fiado invertido"

Um dos idealizadores da ideia foi o defensor público Gabriel dos Santos. "Criamos dois modelos de colaboração para o torcedor. A pessoa pode apenas doar qualquer quantia ou adquirir um crédito futuro para comprar algum produto para depois da paralisação terminar", disse.

O site feito pela Frente Esquadrão Popular também divulga o trabalho dos dois vendedores para que possíveis interessados os contratem para festas de aniversário de crianças.

A dupla alvo da campanha ficou famosa na torcida por ter desfilado no lançamento de uma linha de camisas oficiais do Bahia. Os dois pretendem distribuir parte dos recursos arrecadados a outros colegas da Fonte Nova. Todos os possíveis beneficiários estão em um grupo de WhatsApp com 16 ambulantes. "Um dos grandes sentidos do futebol é a movimentação da economia e o laço que você cria até com as pessoas mais simples. O futebol une as pessoas", disse Gabriel.

Tags: futnacional coronavírus seriea