Botafogo
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Cruzeiro ou Ceará? Um dos times pode se livrar do rebaixamento com a pior campanha da era dos pontos corridos

Na história recente do Campeonato Brasileiro, nenhum time se salvou da queda com menos de 40 pontos

postado em 07/12/2019 10:49 / atualizado em 07/12/2019 12:51

(Foto: Stephan Eilert/Ceará e Edson Vara/Lightpress/Cruzeiro)
Campeonato Brasileiro deste ano pode ter uma situação inédita, desde o início da disputa por pontos corridos, instituído em 2003. Desde que a competição passou a ter esse formato, nenhum time se safou do rebaixamento com menos de 40 pontos, o que pode ocorrer em 2019, caso CearáCruzeiro sejam derrotados na última rodada.

Cruzeiro tem 36 pontos e, se vencer o Palmeiras, no Mineirão, neste domingo, às 16h, chegará aos 39. A Raposa só permanece na primeira divisão em caso de derrota do Ceará.
 
O Vozão, rival celeste na luta contra o descenso, tem 38 pontos e vai ao Rio de Janeiro, onde enfrenta o Botafogo, no Engenhão, no mesmo dia e horário. O Ceará precisa apenas de um empate para se manter na Série A. Se fizer um ponto no Rio, o Alvinegro chegará aos 39 - número máximo de pontos que o Cruzeiro pode alcançar. Como o Vovô tem 10 vitórias e o time estrelado apenas sete, a equipe cearense superaria a mineira nesse critério de desempate.

O Ceará pode até se salvar mesmo perdendo para o Botafogo e permanecendo com seus atuais 38 pontos. Para isso, depende de uma derrota ou empate do Cruzeiro contra o Palmeiras, em Belo Horizonte.
 
O time que se salvou com a menor pontuação da história do 'novo' foi o Palmeiras, em 2014, que terminou o Brasileirão com 40 pontos, em 16º lugar. Naquele ano, caíram para a Série B o Vitória (com 38 pontos), o Bahia (37), O Botafogo (34) e o Criciúma (32).

Estatística que não anima

Se o Cruzeiro triunfar diante do Palmeiras, chegará aos 39 pontos e escapará do rebaixamento com a pior campanha da história (desde que o Ceará perca, conforme explicado acima).

Até então, clubes que escaparam do rebaixamento em 16º lugar conseguiram ao menos 10 vitórias no Campeonato Brasileiro. A estatística não é animadora para o Cruzeiro, que ganhou apenas sete de 35 partidas e tem pela frente um time que briga pela segunda colocação na competição.

O Flamengo foi uma espécie de 'exceção à regra', já que venceu nove duelos em 2010 e, de quebra, classificou-se à Copa Sul-Americana de 2011 ao somar 44 pontos, em 14º lugar. Naquela edição, tanto o Avaí, 15º, quanto o Atlético-GO, 16º, ganharam 11 vezes, porém ficaram abaixo na classificação, com 43 e 42 pontos, respectivamente.

Tags: cruzeiroec interiormg futnacional botafogorj palmeirassp seriea cearace